Japonesa mais velha do mundo falece aos 119 anos

A japonesa mais velha do mundo faleceu. Além de ser a japoensa mais velha do mundo, ela também era a pessoa mais velha.

Seu nome era Kane Tanaka e faleceu no dia 19 de abril. E é considerada como uma supercentenária. Afinal de contas, ela nasceu no ano de 1903!

Tanaka passou seus últimos anos de vida em uma casa de repouso no Japão onde conseguiu viver com boa saúde para a sua faixa etária.

A japonesa mais velha do mundo

Em janeiro de 2021, tornou-se a pessoa mais velha do mundo. Na ocasião, ela completou 118 anos e em 2022 ela conseguiu chegar à incrível marca de 119 anos. O mais incrível é que ela foi a segunda pessoa a bater essa marca. A segunda pessoa mais velha que já existiu foi a Jeanne Calment, que viveu de 1875 a 1997, batendo os incríveis 122 anos e 164 dias de vida. Entretanto, Tanaka bateu a marca de ser a mulher mais velha do continente asiático.

Quando do seu falecimento, Kane Tanaka tinha exatamente 119 anos e 107 dias de idade. Você pode até mesmo se perguntar se ela realmente tinha tudo isso. Afinal de contas, quando ela nasceu o registro de nascimento das crianças poderia ser muito menos preciso.

Entretanto, a idade dela não foi somente atestada pelos documentos da época, mas também pela Gerontology Research Group, que é uma instituição com sede em Los Angeles e vinculada à UCLA (Universidade Da Califória em Los Angeles). Ou seja, não há nem mesmo como questionar, já que os cientistas que decidiram qual era a idade da centenária nem mesmo japoneses eram.

A jonesa tinha sido convidada para carregar a tocha Olímpica nos jogos de verão que foram celebrados em Tóquio no ano de 2021. Entretanto, como a pandemia do coronavírus ainda estava representando um grande perigo, ela não pode fazer tal ação que, certamente, também seria um dos momentos emocionantes dos jogos no país.


Leia também


Quem foi a japonesa mais velha do mundo?

Kane Tanaka nasceu em 2 de janeiro de 1903. Ela nasceu onde atualmente é Fukuoka, mesma província em que também faleceu.

Ela se casou com Hideo Tanaka, entretanto, na década de 1990 ela ficou viúva, sendo que o seu casamento durou mais de 70 anos!

Uma das paixões de Tanka eram os EUA. Ela chegou a visitar o país quando era mais nova. Por lá viviam alguns de seus parentes. E também foi nessa visita ao país que ela se converteu ao cristianismo por influência de missionários americanos.

Quando ela tinha 103 anos, ela descobriu que estava com câncer. Entretanto, sobreviveu aos tratamentos e tinha o sonho de chegar aos 120 anos.

No ano de 2019, ela foi oficialmente presenteada e reconhecida com os títulos de “pessoa viva mais velha do mundo” e “mulher viva mais velha do mundo” pelo Guinness World Records. Esse foi um verdadeiro recohecimento pela sua idade e longa vida.