Um famoso streamer foi preso por porte de maconha no Japão. No país, a lei contra as drogas é muito rigorosa e nem mesmo o seu uso recreativo passa desapercebido pela polícia.
Dessa maneira, não há “vistas grossas” quando se descobre que alguém possui maconha, mesmo em uma mínima quantidade.
O caso do streamer preso por porte de maconha no Japão
No ano de 2021, o governo japonês disse que começaria a considerar permitir o uso de medicamentos contendo cannabis. Ou seja, alguns medicamentos que são derivados da maconha poderiam ser utilizados pela sua população.
Entretanto, isso não pode ser visto como uma reforma do código penal do país. Portanto, não há qualquer flexibilidade para as pessoas consumirem maconha no país.
E isso se tornou ainda mais evidente, servindo como um exemplo para todo o país, quando um famoso streamer e YouTuber foi preso por portar maconha.
Em 18 de março de 2022, Yudai Nishikawa, de 21 anos, que publica vídeos de si mesmo jogando videogame sob o nome de Neko-kun, foi preso por posse de 0,5 grama de maconha em estado seco. Os policiais encontraram a maconha junto dele enquanto estava dentro de uma delegacia, na ala Toshima de Tóquio.
Nishikawa admitiu que a maconha era dele. “Dois anos e meio atrás, comprei de um negro em Kabukicho [um dos bairros de bares de Tóquio]”, disse Nishikawa, colocando o momento da transação pouco depois de se mudar para Tóquio. “Eu fumei maconha para parecer legal. Mas fumar faz você se distrair e não pode jogar bem videogame, então fiz questão de não fumar enquanto estava jogando.”
Leia também:
- Preocupado com COVID-19 no Brasil, Japão fez doação de máscaras e aventais;
- População japonesa diminui em mais de meio milhão em 2021;
- A realidade das mães no Japão: excesso de trabalho e de responsabilidades.
A afirmação de Nishikawa (cujo canal no Youtube já possui quase um milhão de inscrições) de que ele não estava sob a influência das câmeras pode ter sido uma tentativa de pleitear indiretamente por leniência, mas ele ainda foi preso por violação da Cannabis Lei de controle por posse.
Quanto ao motivo de Nishikawa estar na delegacia, na noite de 11 de março de 2022, os policiais prenderam um homem embriagado. Ao revistarem a bolsa que ele carregava, encontraram 1,2 gramas de cocaína.
No entanto, o homem disse que a bolsa e seu conteúdo eram na verdade propriedade de seu amigo, que por acaso é Nishikawa. Nishikawa foi então chamado à delegacia para interrogatório, durante o qual admitiu que a bolsa e as drogas eram dele e foi preso. Enquanto estava na delegacia, uma busca em sua pessoa encontrou a cannabis, levando à sua segunda prisão e às acusações adicionais que agora enfrenta.
Se você quiser saber mais sobre quem é Youtuber, não deixe de ver o seu canal. Entretanto, o canal dele não está sendo atualizado por motivos óbvios. Afinal de contas, até que sua situação com a polícia seja resolvida, ele não poderá gravar seus conteúdos e muito menos fazer vídeos ao vivo de jogos.