Se você já assistiu a algum filme de samurais, provavelmente tinha algum personagem que dominava a arte japonesa do arco e flecha. O mais incrível dessa arte é que alguém montado em um cavalo em movimento – normalmente correndo, consegue acertar o alvo desejado.
Certamente isso requer um longo treinamento e pode ser comparada com a própria arte da espada japoensa dos samurais.
Assim, conheça mais sobre essa arte e como ela está viva até hoje entre os japoenses, principalmente em um festival em Kyoto.
A arte japonesa do arco e flecha em cima de um cavalo
Essa arte japonesa pode ser definida como arco montado. E ela parte do pressuposto de que a pessoa que está montada em um cavalo que está se movimentando, atinja um determinado alvo com o arco e flecha.
Os alvos normalmente são de madeira, bem como o arco e flecha. Além disso, a pessoa que está atirando também costuma a estar em trajes tradicionais japoneses que remontam à aristocracia antiga do país.
Acredita-se que esses arcos datam de um período antes de Cristo no Japão. Entretanto, eles só começaram a se tornar mais populares no século IV quando soldados de elite começaram a lutar a cavalo com arcos e espadas.
Porém, só foi no século 10 que os samurais, talvez os guerreiros mais famosos do Japão, começaram a utilizar os arco e flechas. Eles começaram a realizar duelos de tiro com arco a cavalo. Eles cavalgariam um para o outro e tentariam atirar pelo menos três flechas. Esses duelos não precisavam necessariamente terminar em morte, desde que a honra fosse satisfeita.
No decurso do período Kamarura (1192-1334), o arco e flecha passou a ser utilizado para fins militares. E os arqueiros que naõ se saíam bem, eram obrigados a cometer suicídio.
Leia também
- No Japão, as máscaras ainda são obrigatórias mesmo com a pandemia em declínio. Entenda porquê.;
- Japão sofre com guerra na Ucrânia, preço de comida barata dispara e economia do país piora mais;
- Crescidinhos: veja como as crianças japonesas são miniadultos em série japonesa na Netflix.
Onde ver hoje em dia essa arte japonesa?
Um dos lugares para acompanhar essa incrível mira é em Kyoto. Todos os anos (somente nos anos mais graves da pandemia que não) é realizado um evento no Santuário Shimogamo na Ala Sakyo de Kyoto para orar pela segurança do Festival Aoi, um dos três maiores festivais da cidade.
Assim, em nome dessa proteção, arqueiros vestidos como aristocratas da corte e guerreiros samurais e cavalgando cavalos a galope lançam flechas na floresta Tadasu-no-mori no terreno do santuário. Enquanto isso, os espectadores aplaudem ruidosamente quando as flechas atingem os alvos de cedro, cada um com cerca de 50 centímetros de lado.
Com certeza acertar o alvo é algo extremamente difícil e que exige muita técnica dos participanetes.
Se você tiver a oportunidade de ir ao Japão e quiser apreciar um evento tradicional e histórico, não deixe de se programar para ir neste. Com certeza você irá se surpreender em como os japoneses ainda mantém viva a chama dessa tradição.