Arroz no Japão não é só para comer, o país usa grão até para fazer casas!

O arroz no Japão, certamente, é o grão mais consumido. Afinal de contas, é fato que os japoneses amam o arroz e não só cozido. Eles fazem diversos outros pratos com o grão, como moti – uma massinha de arroz muito consumida na virada do ano para dar sorte – e até mesmo macarrão.

Entretanto, o que muitas pessoas não sabem, é o arroz pode ser utilizado para outras coisas que não somente o consumo. E o Japão, sendo um amante desse grão, tenta aproveitar tudo o que ele proporciona. Assim, conheça aqui para o que mais o arroz serve para além de comer.

O arroz no Japão para além da comida

Bom, como se sabe, o principal produto consumido no Japão é o arroz. Entretanto, há a parte não comestível da planta. E essa é a palha que gera metade da biomassa gerada pela cultura do arroz (em peso). Dessa maneira, há um alto descarte de palha, o que pode tornar o grão até memso um produto problemático.

Afinal de contas, não é uma solução queimá-lo. Pois, isso pode causa muita poluição. Os japoneses, sempre interessados ​​em usar cada parte de tudo o que cultivam, encontraram uma infinidade de usos para esse subproduto do arroz.

Assim, com a palha do arroz eles fazem até mesmo coberturas para diversos locais como ração para o gado.

Um exemplo são as casas antigas no Japão cuja palha era utilizada para fazer o telhado, como na figura a seguir:

O mais engenhoso é o uso de palha de arroz para criar uma das características mais distintivas da casa japonesa: o piso de tatame. Criados a partir de até 35 kg de palha de arroz altamente compactada, os tatames oferecem um piso sólido e resistente que funciona lindamente com o hábito tradicional japonês de sentar e até dormir no chão.

Essa é uma das soluções sustentáveis e ao mesmo tempo, relativamente, baratas que os japoneses encontraram para o uso da palha do arroz. Assim, o que antes era descarte pode ser utilizado para dar maior conforto a uma casa.


Leia também


O arroz no Japão

O arroz no país é tão importante que ele até mesmo já ocasionou revoltas por conta da alta do preço. A chamada Revolta do Arroz aconteceu no ano de 1918. Ele ocorreu devido ao aumento abusivo do grão e a dificuldade que as famílias mais pobres encontraram para tê-lo dentor de casa.

Além disso, é preciso lembrar que estamos falando de um momento em que havia muita fome no Japão e, muitas vezes, o arroz era a única coisa que uma família inteira tinha para comer.

Diante disso, a revolta do arroz deflagrou e inúmeros comércios foram queimados na região de Tóquio e por todo o Japão. Os rebeldes atearam fogo até mesmo em postos policiais para protestar contra a alta dos preços e o aumento dos imposto sobre os produtos.

A revolta durou dias e terminou com uma série de pessoas presas que eram das mais variadas correntes ideológicas.