Chawanmushi: o creme de ovos japonês reconfortante, saboroso e barato

Chawanmushi (茶碗蒸し, chawanmushi, literalmente “vapor de xícara de chá” ou “cozido em uma tigela de chá”) é um prato de creme de ovos japonês.

Entretanto, quando falamos de creme de ovos, normalmente pensamos em algo doce. Já no Japão, ele é salgado e pode até mesmo acompanhar um bom macarrão japonês, o udon.

Conheça aqui mais sobre esse incrível prato japonês e como ele é feito.

Chawanmushi: o creme de ovos japonês

Ao contrário de muitos outros cremes, geralmente esse creme japonês e consumido como um dos pratos de uma refeição. Portanto, ele é um prato salgado que pode ser um acompanhamento ou até mesmo o prato principal. Algumas pessoas podem até mesmo deixar-se levar pela sua aparência colorida em alguns casos, porém, ele jamais é doce.

O creme é feito de maneira simples. Ele consiste em uma mistura de ovos aromatizada com molho de soja, dashi e mirin. Além disso, é possível adicionar vários ingredientes, como cogumelos shiitake, ovas, kamaboko, yuri-ne (raiz de lírio), ginkgo, camarão cozido e o que mais a imaginação de quem está fazendo ele permitir.

Normalmente, eles são colocados em um recipiente que mais parecem uma xícara.

Como os cremes de ovos não podem ser apanhados por pauzinhos, os hashi, esse é um dos poucos pratos japoneses que se come com uma colher.

Além disso, o chawanmushi pode ser comido quente ou frio. Quando o udon, macarrão tradicional japonês, é adicionado como ingrediente, é chamado de odamaki mushi ou odamaki udon.


Leia também


Como fazer o creme de ovos japonês

Ingredientes

  • 4 fatias finas de peito de frango
  • 1 colher de chá
  • 1 colher de sopa de molho
  • 2 cogumelos shiitake frescos, em fatias finas
  • 4 fatias de torta de peixe
  • 4 nozes ginko cozidas
  • Dashi
  • 1 peça de kombu (cerca de um quadrado de 10 cm)
  • um punhado de flocos de bonito
  • 3 ovos
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de molho shoyu

Modo de preparo

1. Para o dashi, coloque o kombu em 750 ml (3 xícaras) de água fria e deixe ferver, retirando o kombu assim que a água começar a ferver. Adicione os flocos de bonito à água fervente, desligue o fogo e deixe descansar por 15 minutos. Coe e descarte os sólidos, em seguida, reserve o dashi.

2. Para o creme de ovos, quebre os ovos em um copo medidor e misture delicadamente sem formar bolhas. Observe a medida dos ovos. Em um copo medidor separado, adicione o saquê, o sal e o molho de soja e, em seguida, adicione o dashi para completar três vezes o volume do ovo (cerca de 450 ml). Misture delicadamente o ovo e o dashi e, em seguida, passe por uma peneira fina em um jarro para remover quaisquer grumos.

3. Coloque o frango fatiado em uma tigela com o saquê e o molho de soja e misture. Coloque uma fatia de frango e algumas fatias de cogumelo shiitake na base de cada xícara. Despeje a mistura de ovos sobre o frango a cerca de 3 cm do topo das xícaras. Estoure todas as bolhas com um espeto. Cozinhe no vapor em fogo baixo por 12 minutos. Teste o creme com um palito. Se o líquido que sobe de um buraco feito com o espeto estiver claro, você está pronto para o próximo passo.

4. Disponha delicadamente os outros ingredientes e o restante do cogumelo shiitake sobre o creme e despeje um pouco mais da mistura de creme ainda cru. Cozinhe no vapor por mais 3-4 minutos e sirva coberto com o mitsuba.

Fonte: Sbs.

123