Os cristãos no Japão não são maioria na poulação. Vale recordar que os cristãos no país sofreram perseguições no país logo que chegaram por ali.
Assim, a religião não conseguiu criar raízes muito fortes por ali e a maior parte da população é budista ou xintoísta. Obviamente que, além dos cristãos, também existem muçulmanos. Entretanto, eles são em menor número.
Porém, os cristãos no Japão conseguiram fazer Igrejas incríveis, entre elas a de Nakanoura, que está em cima d’água e é uma verdaeira atração não somente para os cristãos esplahados pelo planeta, mas por qualquer um que tenha interesse em saber mais sobre a cultura japonesa e as religiões que existem no país.
Cristãos no Japão e a Igreja de Nakanoura
A Igreja de Nakanoura, perto da parte sul da Ilha Nakadori, compensa o que falta em termos de antecedentes históricos com o cenário surpreendente. Se não fosse pelos pequenos barcos de pesca com seu kanji (alfabeto japonês) de costume, você poderia facilmente fingir que estava em uma vila à beira do lago na Suíça, uma sensação rara para o Japão, onde as vilas são cheias de personalidade, mas muitas vezes sem cenários perfeitos.
A igreja, também conhecida como Igreja de Mizumi-Kagami (espelho d’água), é uma estrutura de madeira que data de 1925. A padroeira da Igreja é a Virgem Maria.
A estrutura da Igreja é toda feita em madeira, o que dá um ótimo aspecto para o local e torna a experiência ainda mais incrível. Além disso, toda essa estrutura reflete na água.
Em um dia nublado, é fácil perder o modesto prédio de Nakanoura. Mas em um dia ensolarado, ele se transforma em uma visão digna de uma viagem por conta própria. O reflexo perfeito da igreja nas águas imóveis da baía circundante é uma visão cativante.
E, como se trata do Japão, o Wi-Fi gratuito está disponível juntamente com instruções sobre como baixar um vídeo detalhando a história da igreja.
Se você tiver a oportunidade de ir até lá, faça bons planos para que consiga ficar na ilha e experimentar a paisagem do dia ensolarado sem arrependimentos.
Leia também
- No Japão, as máscaras ainda são obrigatórias mesmo com a pandemia em declínio. Entenda porquê.;
- Japão sofre com guerra na Ucrânia, preço de comida barata dispara e economia do país piora mais;
- Crescidinhos: veja como as crianças japonesas são miniadultos em série japonesa na Netflix.
A presença dos cristãos no Japão
Os cristãos no Japão chegaram no país de Portugal e desembarcaram em Kyushu, no oeste do Japão, em 1542, trazendo consigo pólvora e cristianismo.
No entanto, em 1587, em uma era de conquista e colonização européia, inclusive nas Filipinas, perto do Japão, Toyotomi Hideyoshi emitiu um decreto proibindo missionários do país devido às ambições políticas da religião, comportamento intolerante em relação ao xintoísmo e ao budismo e conexões com a venda de Japoneses como escravos no exterior. Em 1597, Hideyoshi proclamou um decreto de proibição mais sério e executou 26 cristãos em Nagasaki como um aviso.
Após a Restauração Meiji, a liberdade de religião foi promulgada e o número de cristãos japoneses voltou a aumentar lentamente. Hoje, cerca de um a dois milhões de japoneses são cristãos (cerca de 1% da população do Japão ), e as igrejas podem ser encontradas em todo o país. Muitos cristãos vivem no oeste do Japão, onde as atividades dos missionários foram maiores durante o século XVI.
Fonte: Japan Guide e Gaijin Pot.