O mês de maio é o mais odiado no Japão. Ele é tão odiado que possui até mesmo um nome para ele, Gogatsu-byo, que poderíamos traduzir como doença de maio.
Na verdade, Gogatsu-byo não é exatamente um nome para o mês, mas sim a sua descrição. Ele se refere a um certo transtorno afetivo que parece atingir o Japão nesse mês. Assim, é comum no mês de maio que as pessoas tenham diversos conflitos interpessoais.
Por exemplo, é no mês de maior que ocorrem os rompimentos de diversos relacionamentos. Curiosamente, enquanto do outro lado do mundo há esse transtorno nesse mês, no Brasil o maio é conhecido como o mês das noivas.
Conheça aqui mais sobre o mês de maio no Japão e os motivos para os japoneses o odiarem tanto.
Mês de maio: o mais odiado no Japão
A “Doença de Maio” é o termo para uma condição psicológica que seria algo como um Transtorno Afetivo Sazonal. A grande diferença é que ele ataca divrsos japoenses em uma determinada época, que é no mês de maio, como seu nome já diz.
Talvez, isso tenha a ver com a enxurrada de atividades em abril e o relaxantes férias da Golden Week que já passaram e agora é o momento de voltar à cansativa rotina.
Muitos acreditam que o número de mudanças que ocorrem em abril, juntamente com as férias e depois voltam para um ambiente de trabalho ou para o início de uma escola nova, são os principais para gerar o Gogatsu-byo.
Assim, são comuns os sintomas de insônia, diminuição ou aumento do apetite, inquietação, nervosismo ou ansiedade, alterações de humor, depressão ou uma série de outros sintomas físicos com uma indisposição que muitos médicos terão dificuldade em diagnosticar.
Por mais que possa parecer estranho para quem está longe, essa é uma condição que realmente atinge os japoneses e o mês de maio é uma verdadeira mudança de humor no país.
Leia também
- Arroz no Japão não é só para comer, o país usa grão até para fazer casas!;
- Reforço positivo nas escolas japonesas: o que podemos aprender com a educação do outro lado do mundo;
- Crescidinhos: veja como as crianças japonesas são miniadultos em série japonesa na Netflix.
Mês odiado no Japão e o fim dos relacionamentos
Com toda essa estranheza no ar, as pessoas podem achar que seus relacionamentos românticos também estão mudando.
E o que acontece em maio é que há um repentino calafrio no relacionamento – sejam cancelamentos de última hora, menos mensagens de texto ou uma abordagem geral blasé do relacionamento. Algumas pessoas até usam o mês como desculpa para terminar relacionamentos que não estão indo a lugar nenhum.
Qualquer um que fizer uma pesquisa com japoneses, pode constatar que maio realmente é um mês estranho.
De acordo com o site Savy Tokyo em uma entrevista informal com dois japoneses, cerca de 25% dos relacionamentos amorosos de uma mulher terminaram em maio, enquanto homem um japonês relatou que 40% dos seus relacionamentos amorosos terminaram antes de 31 de maio.