Provas de que trabalhar no Japão não é para qualquer um

É comum quando dizemos sobre se mudar e trabalhar no Japão as pessoas imaginarem uma realidade cheia de produtos tecnológicos e sushi. Entretanto, a realidade dos brasileiros que vão para lá a trabalho é muito diferente do que se pensa.

A rotina é cheia de trabalho árduo e, no caso de desligamentos da empresa em que se está trabalhando, há o constante receio de uma deportação caso não encontre outra ocupação com certa agilidade.

Assim, apresentamos aqui para você um pouco dessa realidade daqueles que vão para o Japão no sonho de ganhar dinheiro e voltar para o Brasil ou até mesmo se estabelecer por lá.

Trabalhar no Japão não é nada fácil

Um dos principais desafios para quem vai para o Japão é a rotina de trabalho. No Japão se trabalha muito e é preciso muita disposição. Por exemplo, o que compõe uma boa parte dos salários são as horas extras. Assim, não pense e basta apenas cumprir o horário normal de trabalho para conseguir juntar dinehiro, é preciso fazer a mais para conseguir ter um bom resultado nas finanças.

Além disso, é preciso lidar com uma outra cultura de trabalho. Os japoneses são altamente concentrados e metódicos. Dessa maneira, é preciso ter muita atenção e repeito a esse costume. Se você não segui-los no ambiente de trabalho, possivelmente não será bem visto pelo seu chefe.

Ainda sobre os chefes, saber respeitar a hierarquia também é fundamental.

Se for trabalhar no Japão, não ache que será promovido

Normalmente, quando desempenhamos bem uma função no trabalho, acabamos sendo promovidos. Entretanto, isso não é a regra no Japão.

Assim, se você for para lá, ainda mais não sendo japonês e se nem dominar o idioma, não ache que será promovido. Somente desempenhar bem a sua função não será uma diferença para você conseguir um melhor salário.

Obviamente que existem algumas exceções. Entretanto, há algumas pessoas que conseguem crescer dentro da empresa. Mas, obviamente, não ache que, por mais que você tenha formação, sairá do chão de fábrica para assumir um alto cargo.

O melhor é se concentrar em trabalhar bem para conseguir mais horas extras e, se uma promoção vier, será sorte.


Leia também


Se for trabalhar no Japão, prepara-se para uma atividade repetitiva

Os brasileiros que vão trabalhar no Japão, normalmente vão para as fábricas. E quando isso acontece, não imagine que terá várias coisas para fazer.

Muito pelo contrário, a atividade será extremamente repetitiva.

Logo, há um certo risco até emsmo de desenvolver algum tipo de lesão caso não cuide de seu corpo. Assim, é preciso ter uma certa paciência para aguentar o trabalho e saber que a rotina será sempre a mesma.

Não espere que grandes coisas acontecerão enquanto você estiver trabalhando, tudo tende a seguir a mesma rotina e ser sempre igual.