O sofrimento japonês ao final da II Guerra Mundial é inimaginável. Afinal de contas, além das violências que existem em uma guerra, muitos soldados e civis acreditavam que o país venceria a qualquer custo e que, no caso de derrota, o melhor era se matar.
Mesmo com as diversas baixas e a derrota iminente, o Japão continuou na guerra levando a mais morte e a maiores demonstrações de força pelos Estados Unidos. Sendo que a rendição japonesa só viria mesmo após as bombas de Hiroshima e Nagasaki que tinham o potencial de matar centenas de milhares de pessoas em questão de segundos.
Mas, antes da rendição do Japão, uma foto já tinha marcado a vitória dos EUA. Ela é famosa pelo mundo todo mas poucos conhecem a sua história, ou a veem somente como um símbolo da força do exército americano. Conheça aqui um pouco mais sobre a sua história.
A famosa foto americana e o sofrimento japonês
Em 23 de fevereiro de 1945, essa famosa imagem foi registrada pelo fotografo Joe Rosenthal. Um único clique conseguiu reunir em uma imagem a potencial vitória que se concretizaria em breve dos EUA. sobre o Japão.
Na foto, seis soldados hastearam a bandeira dos EUA em uma colina em meio a diversos destroços na ilha de Iwo Jima, uma das últimas fortalezas japonesa defendida de forma violenta em que poucos soldados japoneses enfrentaram uma força muito maior de americanos. A foto se tornou muito famosa nos EA para inflar o patriotismo.
Por mais que as forças japoneses estivessem extremamente fracas, a política japonesa era de não rendição. Ou seja, o país lutaria até o fim, mas não se entregaria de jeito nenhum.
A rendição do Japão só aconteceu em agosto de 1945, sendo que Iwo Jima caiu em fevereiro, ou seja, ainda houve muito sofrimento até a guerra acabar.
No caso dessa imagem, o que não se conta, é que inúmeros soldados japoneses estavam passando fome e mesmo assim lutaram para proteger a ilha. Além disso, muitos deles acabaram se matando para não serem capturados pelos EUA.
É preciso recordar que o exército dos EUA também roubou diversos itens desses soldados. Como muitos deles possuíam espadas, muitos as pegavam para levar de “lembrança” para casa.
Leia também:
- Time japonês multado em 800 mil reais porque 60 torcedores se aglomeraram para ver e aplaudir os jogadores;
- Fungo mortal no Japão encolhe o cérebro e está aparecendo nos parques e praças;
- A dieta macrobiótica japonesa para emagrecimento saudável.
O sofrimento japonês e a Batalha de Iwo Jima
A batalha de Iwo Jima foi um verdadeiro massacre. Mesmo com kamikazes – aviões somente com o piloto para realização de ataques suicidas – a ilha não conseguiu resistir por muito tempo.
Quando a foto foi batida, de acordo com o site da National Geographic, os fuzileiros navais ganharam um novo ânimo. A frota invasora soou suas buzinas e os soldados dispararam suas armas no ar correram para tomar a ilha e matar ou render qualquer japoneses que vissem a sua frente.
Do lado japonês, estimasse que de 21 060 soldados japoneses entrincheirados na ilha, entre 17 845 e 18 375 morreram. Enquanto do lado americano foram aproximadamente 6 mil mortos.
Para saber mais sobre essa batalha, não deixe de ver o filme Cartas de Iwo Jima.