Conheça o shungiku: o coentro japonês

Podemos dizer que o shungiku é uma espécie de coentro japonês por estar presente em muitos pratos, principalmente em sopas. Uma das maneiras de se usar o coentro, por exemplo, é colocá-lo nas sopas para finalizar.

Além disso o coentro é muito polêmico, tendo pessoas que o amam e pessoas que o odeiam. De certa maneira, também é assim com essa folha, pois seu sabor amargo faz com que alguns não tenham tanto interesse nela assim.

Mas, ao mesmo tempo, o shungiku vai além do coentro e os japoneses o comem até mesmo em grandes pedaços.

Conheça mais aqui sobre essa incrível folha e quais são os benefícios para a saúde.

O coentro japonês

Um de seus nomes é margaridas da coroa (Glebionis coronaria), também conhecidas como verdes de crisântemo e 春菊 shungiku  em japonês. No Japão essas folhas podem ser facilmente achadas entre os meses de novembro a fevereiro de cada ano.

Nos últimos anos, elas podem ser encontradas nos supermercados japoneses durante todo o ano, mas como estão mais facilmente disponíveis nessa estação. Muitas pessoas colocam margaridas em alimentos que têm um ótimo sabor nos meses frios de inverno, como panela quente pratos, sukiyaki e sopas.

Por esta razão, muitos japoneses têm a noção de que as margaridas da coroa são boas quando cozidas. Mas, já existem aqueles que também comem essas folhas sem cozinhá-las. 

Vale ressaltar que somente essas folhas são comestíveis e elas saem de uma flor. Já a flor em si não pode ser comida.


Leia também:


O coentro japonês, como pode ser consumido e os benefícios para a saúde

A maneira mais comum de comer o shungiku é adicionando-o às sopas. Como é mais consumido durante do inverno, ele é ótimo para manter uma boa saúde a resistência para evitar uma gripe.

Além disso, é um alimento rico em muitas vitaminas como a C, A e B2, além de conter ferro. Ou seja, é ótimo de ser adicionado às refeições para ter uma alimentação ainda mais completa e balanceada.

Assim como muitos outros alimentos da comida japonesa, essas folhas podem trazes muitos benefícios para a saúde e ajudar na imunidade.

Embora sejam deliciosas quando cozidas e ainda mais comum de serem comidas dessa maneira, você pode apreciar mais o aroma e a textura das folhas de margaridas comendo-as cruas.

As hastes são um pouco duras, por isso é melhor separá-las para usar em sopa de missô e outros pratos quentes.

Entretanto, saiba que até mesmo para os japoneses essa maneira de consumir essas folhas é algo um tanto quanto diferente e inusitado. Mas, se há tantos benefícios nessa folha por que não consumir de outra maneira, não é mesmo?

Assim, se você está procurando uma nova ideia de salada e pode encontrar margaridas onde mora, por que não tentar?