Japão em alerta: tradicional comida mortal de ano novo pode fazer vítimas na virada

Com a proximidade da virada do ano, o Japão está em alerta.

Isso porque essa é a época do ano em que as pessoas normalmente saborieam um delicioso mochi. Que nada mais é que uma massa pegajosa de arroz. Entretanto, muitas pessoas podem acabar morrendo com ela.

Por ser uma comida tradicionalmente de ano novo, que seria para desejar sorte para o ano que começa, aumenta muito o número de pessoas engasgadas dessa época. E algumas delas, podem até mesmo chegar a morrer, como aconteceu em anos anteriores.

Conheça mais aqui sobre essa comida mortal.

Japão em alerta: é época de comer mochi e as pessoas podem engasgar e morrer

O mochi é tão elástico que pode ser difícil de morder, especialmente para idosos cujos dentes não estão em sua melhor forma. Isso leva as pessoas a tentar engolir seu mochi em pedaços maiores do que com outros alimentos e, a cada ano, vários japoneses idosos engasgam com o mochi de Ano Novo

Por exemplo, no ano de 2018, o Corpo de Bombeiros de Tóquio informou que, às 21h do dia 1º de janeiro, 15 residentes de Tóquio foram levados ao hospital para tratamento médico de emergência enquanto engasgavam com mochiSuas idades variavam entre 55 e 90 anos, e dois homens, um na casa dos 50 e outro na casa dos 80, morreram quando o mochi não pôde ser desalojado a tempo.

No Japão, as festividades de Ano Novo tradicionalmente continuam até 3 de janeiro, o que significa que durante todo esse período ainda há muito osechi – refeição tradicional de ano novo cujo um dos elementos é o mochi – e, portanto, mais mochi para serem comidos.


Leia também:


Japão em alerta e instruções para comer mochi

Fora do Japão, o mochi é mais comumente encontrado como mochi daifuku, uma sobremesa pequena que na verdade é uma cobertura fina de mochi com algum tipo de recheio doce.

Mas, no Japão, ele é um bloco sólido,  e sua textura é incrivelmente elástica. A palavra japonesa para “esticar”, nobiru , também pode significar “estender” ou “continuar”, e assim comer osechi no Ano Novo aumenta sua longevidade, proporcionando uma vida longa e feliz. Ironicamente, porém, o mochi é o único prato osechi que consistentemente acumula uma contagem de corpos.

É praticamente impossível dizer para as pessoas não saborearem esse bolinho de arroz. Afinal de contas, trata-se não só de sabor, mas também de uma tradição muito forte no país. Dessa maneira, o melhor mesmo, é tentar instruir as pessoas da melhor forma que elas podem comer os mochi.

O corpo de bombeiros incentiva os idosos a cortar o mochi em pedaços pequenos, mastigar bem e engolir com cuidado. O departamento também implora aos comensais que estejam atentos a parentes e conhecidos idosos e que ofereçam assistência e entrem em contato com os paramédicos se tiverem dificuldade para engolir.