Ser solteiro no Japão vale a pena e economia chega a quase R$300.000,00

Ser solteiro no Japão pode ser um bom negócio para quem quer economizar. Ou para quem também não tem de onde tirar mais dinheiro para além de pagar suas próprias contas.

Confira aqui uma pesquisa que revelou o quanto mais econômico é ser solteiro no país e quanto um solteiro consegue economizar.

Ser solteiro no Japão

Antes de mais nada, é preciso recordar que ser solteiro no Japão pode ser considerado um problema social. Pois o governo japonês tenta há anos fazer com que a população jovem cresça. Afinal de contas, como os japoneses são longevos, é preciso que mais pessoas jovens estejam no mercado de trabalho para sustentar o sistema de aposentadorias.

Entretanto, não é isso que está acontecendo e o governo não tem sido bem sucedido em suas medidas.

Além disso, aprece que o fator econômico também parece ser um motivo para desencorajar as pessoas a encontrarem um parceiro ou parceira.

Os solteiros no Japão têm em média 7,07 milhões de ienes (cerca de R$ 276.000,00) em economias, revelou uma pesquisa online da The Gibraltar Life Insurance Co e divulgada pelo jornal Mainichi.

A seguradora realizou a pesquisa com 4.700 solteiros, sendo 2.350 homens e 2.350 mulheres com idades entre 20 e 69 anos, nos meses de outubro e novembro de 2022.

O valor médio de poupança dos homens era de 7,35 milhões de ienes, enquanto as mulheres tinham 6,8 milhões de ienes. Tanto quanto 23,1% dos entrevistados não tinham poupança.

Divididos por prefeitura, os residentes da prefeitura de Ishikawa tiveram a maior economia entre as 47 prefeituras do Japão, com 13,03 milhões de ienes em média. Isso foi seguido pela Prefeitura de Saitama com 11,7 milhões de ienes e pela Prefeitura de Kanagawa com 11,47 milhões de ienes.

As pessoas na província de Tokushima tiveram a menor economia de 2,88 milhões de ienes  em média. A Prefeitura de Kagoshima ficou em 46º lugar com 3,69 milhões de ienes, e a Prefeitura de Okinawa ficou em 45º lugar com 3,83 milhões de ienes.


Leia também:


Ser solteiro no Japão pode ser um problema

Como dito anteriormente, ser solteiro no Japão pode ser um problema para a economia do país como um todo. E esse é um problema que ocorre há anos e parece só piorar.

Se as pessoas não buscam um parceiro, dificilmente elas terão filhos, por exemplo. E isso faz com que a população do país só venha a diminuir com o passar dos anos.

Dessa maneira, é fundamental que o governo japonês olhe para pesquisas como essas com um certo cuidado para tentar encontrar soluções para que os jovens tenham interesse em encontrar alguém e não pensem somente nas questões financeiras.

Enquanto pesquisas revelarem que é mais econômico não se casar, provavelmente, as pessoas no Japão continuarão a não ter interesse em procurar um parceiro.

Por enquanto, parece que as questões econômicas estão valendo muito mais a pena do que se apaixonar no Japão.