Você conhece o kuro ninniku (alho negro)? O kuro ninniku, bem popular no Japão é rico em antioxidantes e possui bastante umami.
Trata-se do alho comum (Allium sativum), porém o mesmo sofre um processo de maturação sob condições controladas de temperatura e umidade por um período que pode variar de 14 a 60 dias.
Durante o processo de maturação ocorre a reação de Maillard, reação química entre os carboidratos e proteínas presentes no alho, levando a produção de substâncias denominadas melanoidinas que dão a coloração negra ao alho.
O alho já é rico em compostos fenólicos de ação antioxidante que promovem proteção de neurônios e prevenção de doenças cardiovasculares. Estudos apontam que o processo de maturação eleva a concentração desses compostos fenólicos, tornando o alho negro ainda mais nutritivo comparado ao in natura.
No Brasil o alho negro é produzido e comercializado por agricultores japoneses em Guatapará (SP), cidade próxima de Ribeirão Preto. A empresa chama-se Alho Negro do Sítio e possui mais de trinta anos de experiência no cultivo de alho.
LEIA TAMBÉM
- Você conhece Shisô (紫蘇)? Saiba mais sobre o manjericão japonês
- KFC Japão anuncia o Ther Garlic Chicken, novo frango sem osso com alho
- Confira 10 temperos japoneses para usar na culinária
Veja abaixo alguns pratos que utilizam o produto:
Costelinha de porco com chimichurri
Karê
Lamen
Você já experimentou o kuro ninniku? Quer artigos sobre algum alimento japonês específico? Deixe aqui nos comentários!