Saiba mais sobre o kuro ninniku, o alho negro, famoso no Japão

Você conhece o kuro ninniku (alho negro)? O kuro ninniku, bem popular no Japão é rico em antioxidantes e possui bastante umami.

Trata-se do alho comum (Allium sativum), porém o mesmo sofre um processo de maturação sob condições controladas de temperatura e umidade por um período que pode variar de 14 a 60 dias.

Durante o processo de maturação ocorre a reação de Maillard, reação química entre os carboidratos e proteínas presentes no alho, levando a produção de substâncias denominadas melanoidinas que dão a coloração negra ao alho.

O alho já é rico em compostos fenólicos de ação antioxidante que promovem proteção de neurônios e prevenção de doenças cardiovasculares. Estudos apontam que o processo de maturação eleva a concentração desses compostos fenólicos, tornando o alho negro ainda mais nutritivo comparado ao in natura.

No Brasil o alho negro é produzido e comercializado por agricultores japoneses em Guatapará (SP), cidade próxima de Ribeirão Preto. A empresa chama-se Alho Negro do Sítio e possui mais de trinta anos de experiência no cultivo de alho.


LEIA TAMBÉM


Veja abaixo alguns pratos que utilizam o produto:

Costelinha de porco com chimichurri

Karê

Lamen

 

Você já experimentou o kuro ninniku? Quer artigos sobre algum alimento japonês específico? Deixe aqui nos comentários!

 

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link