Você conhece Shisô (紫蘇)? Saiba mais sobre o manjericão japonês

Você conhece o Shisô (紫蘇)? Quem já experimentou deve ter amado ou odiado já que a planta possui uma “personalidade forte” e é muito utilizada na culinária japonesa (a folha combina bastante com sushi pois combina com wasabi e shoyu).

A planta é originada da Ásia, seu nome científico é Perilla frutescens e pertence à mesma família da menta. No Brasil também é conhecido como Perilla ou manjericão japonês, sendo bastante cultivada no município de Mogi das Cruzes (SP), região que possui a segunda maior colônia japonesa no estado de São Paulo.

O shisô é rico em nutrientes, como cálcio, ferro e potássio, vitaminas A, C e riboflavina (trata-se da vitamina B2, importante para olhos, pele, boca e cabelos). A erva também possui efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, sendo também utilizada como ingrediente em cosméticos, como no produto da linha WASO da Shiseido.

Existem 2 tipos, o verde e o vermelho (também conhecido como roxo), utilizado como corante alimentício. Confira abaixo alguns pratos que utilizam a planta:

1- Tempurá

shisô

2-Com oniguiri, substituindo o nori (alga)

 


LEIA TAMBÉM


3-Rolinho de shisô com queijo

4-Temaki

 

5-Umeboshi (o shisô é utilizado para corar a ameixa)

6-No recheio de Tonkatsu

 

7-Até em bebidas!

 

Bom se você leu o texto até aqui deve gostar de shisô né 🌿? Gostaria de ver alguma receita com shisô aqui no site? Deixe sua opinião aqui nos comentários e boa semana!

 

shisô
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link