5 situações de choque cultural no Japão que podem te deixar perdido

O choque cultural no Japão vai acontecer com qualquer um que for para lá.

banner-loja

Por mais que você estude e veja inúmeros vídeos sobre o país, certamente você achará algo por lá que vai te surpreender.

Aqui te apresentaremos 5 dessas situações que podem causar esse choque. Mas, caso elas não te causem, saiba que você já está conhecendo bastante do país e deve aproveitar a primeira oportunidade para ir para lá e fazer a sua lista o quanto antes do que te chocar!

1. Choque cultural no Japão: as pessoas (ou a maioria delas) não falam inglês

japao ingles

Uma coisa que é preciso saber lidar no Japão é com a dificuldade de comunicação. Não pense que, pelo país ter uma das melhores educações do mundo, que todos irão falar inglês. A realidade é bem diferente, ainda mais se você pretende conhecer o interior do Japão, ou até mesmo ir para lugares mais distantes nas grandes cidades.

Assim, se algum japonês tentar falar em inglês com você, converse devagar para que ele possa tentar entender com o que sabe do idioma.

2. Choque cultural no Japão: tudo é kawaii, mais do que você imagina

kawaii monster cafe

Quando se vai ao Japão, você já espera que terá muitas referências kawaii – que são coisas fofas do Japão, como a Hello Kitty, por exemplo. Entretanto, o país é mais kawaii do que se possa imaginar. Em meio aos prédios, com certeza você encontrará algo kawaii.

Até mesmo as propagandas e os produtos de mercado são assim.


Leia também:


3. Choque cultural no Japão: nos onsen, não há problema em ficar nu

Como o Japão parece ser um país mais tímido, certamente você deve pensar que eles não são os que mais deixam aparecer o corpo.

Em parte, isso é verdade. Entretanto, quando se vai a um onsen, que é uma fonte termal vulcânica, os japoneses não têm o menor problema em ficar sem nenhuma peça de roupa.

Isso pode ser um verdadeiro choque para os estrangeiros que são mais tímidos.

4. Choque cultural no Japão: jogos de azar estão em todos os lugares

Os jogos de azar no Japão são conhecido como pachinko. E eles existem aos montes no país.

O Japão tem a maior indústria de jogos de azar do mundo. E esses lugares são ensurdecedores. Além disso, há muita fumaça. Quando a porta de um lugar desses se abre, você escutará um barulho tremendo, além de ter inúmeras luzes.

5. Choque cultural no Japão: altos falantes passando pelas ruas a todo momento

No Japão você poderá escutar muitos altos falantes. Normalmente são gravações que são emitidas a partir de um carro que passa pelos bairros. Entre as mensagens, há aquelas que dizem: “Bom dia, é o governo. Você sabia que hoje é dia de limpar a casa?”. Normalmente esses avisos são com informações triviais.

Mas o bom é que eles também testam os equipamentos para caso seja necessário emitir algum aviso muito importante.

Receba GRÁTIS notícias do Japão