A história do Japão é cheia de conflitos e também por dificuldades para que o país se abrisse para relações comerciais com outras nações. Entretanto, há um protagonista para que o país se apresentasse para o mundo e que poucas pessoas o conhecem, seu nome era Comodoro Matthew Perry, ou conhecido também somente por Comodoro Perry.
Conheça aqui um pouco dessa época conflituosa do Japão e como o Comodoro desempenhou papel fundamental para que as relações comerciais do Japão fossem abertas para o Ocidente.
Comodoro Perry e a história do Japão
De acordo com os estudos da Universidade de Columbia, nos EUA, em 8 de julho de 1853, o Comodoro Matthew Perry da Marinha dos Estados Unidos, comandava um esquadrão de dois vapores e dois veleiros.
Ele então foi até o porto de Tóquio. Perry estava a serviço do governo dos Estados Unidos. E, não pense que ele era somente um mensageiro, ele conseguiu forças o Japão a entrar no comércio com os Estados Unidos e exigiu um tratado que permitisse o comércio e a abertura dos portos japoneses aos navios mercantes dos Estados Unidos.
Esta foi a época em que todas as potências ocidentais buscavam abrir novos mercados para seus produtos manufaturados no exterior, bem como novos países para fornecer matérias-primas para a indústria. Ficou claro que o comodoro Perry poderia impor suas exigências pela força. Os japoneses não tinham marinha com a qual se defender e, portanto, tiveram que concordar com as exigências.
Logo, não podemos dizer que foi uma ação completamente pacífica, mas sim que, ou o Japão aceitava, ou o país passaria por um verdadeiro massacre.
O Japão nessa época era governado pelo shôgun da família Tokugawa. Esse sistema foi fundado cerca de 250 anos antes, em 1603, quando Tokugawa e seus aliados derrotaram uma coalizão oposta de senhores feudais para estabelecer o domínio sobre os muitos senhores da guerra rivais.
No terceiro governo dessa época, foi imposto o total isolamento do país. Acreditava-se que influências estrangeiras (ou seja, comércio, cristianismo e armas) poderiam mudar o equilíbrio que existia entre o shôgun e o senhores feudais. Ele provou que estava certo dois séculos depois, quando a mudança veio na forma dos navios de Perry.
Leia também:
- Por que os assentos nas plataformas de trens no Japão são diferentes?;
- Governo japonês quer pagar R$20.000,00 para quem tiver filho;
- Técnico japonês se curvou para a torcida após a eliminação na Copa: qual o significado?.
A história do Japão e a sua abertura forçada
A época de abertura do Japão é conhecida como Bakumatsu. Esse pode ser compreendido como o final do período Edo, que é também o final do xogunato Tokugawa. É um marco da transição do feudalismo para a Era Meiji, com a industrialização do país.
Esse também é um período marcado por muito sangue, inclusive com praticamente a extinção dos samurais que foram proibidos no país. Isso porque, tornou-se proibido qualquer um empunhar uma arma. Além disso, o Japão começou a se militarizar, com o uso de armas de fogo, por exemplo.