Gripe aviária bate recorde de infectados no Japão e deixa população em alerta

A gripe aviária no Japão chegou novamente neste ano. Em meio a pandemia do coronavírus e ao medo dos recentes casos que estão surgindo na China, o país terá de lidar com mais um tipo de gripe.

A pior notícia é que os casos de gripe aviária no Japão atingiram um recorde depois que novas infecções foram confirmadas nas províncias de Chiba e Fukuoka, informou o ministério da agricultura na primeira semana do mês de janeiro de 2023.

Até terça-feira, um total de 54 casos de gripe aviária foram confirmados em 23 províncias do Japão nesta temporada, de acordo com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas.

O recorde anterior foi registrado há duas temporadas, entre novembro de 2020 e março de 2021, quando 52 casos foram confirmados em 18 províncias, resultando no abate de cerca de 9,9 milhões de frangos, um recorde histórico.

Saiba maiores informações a seguir e como essa gripe pode trazer ainda mais tristezas para o país.

A gripe aviária no Japão faz suas primeiras vítimas

O Japão tem visto um número excepcionalmente alto de surtos de gripe aviária nesta temporada, levantando temores de que o número de aves abatidas para evitar que a doença se espalhe possa atingir um recorde em uma única temporada.

Infecções do vírus altamente patogênico da gripe aviária têm surgido em granjas avícolas e em outras partes do país.

Em entrevista ao NHK, o especialista em gripe aviária da Universidade de Hokkaido, professor Sakoda Yoshihiro, disse que as aves migratórias infectadas começaram a chegar ao Japão no final de setembro, o mais cedo já registrado.

Sakoda disse que as aves chegaram a vários locais no Japão, espalhando o vírus em uma escala sem precedentes.

Ele disse que o movimento de aves migratórias está transferindo o vírus para corvos e outras aves, permitindo que o vírus continue se espalhando até a primavera.


Leia também:


As medidas para conter a gripe aviária no Japão e de onde ela pode ter vindo

Cerca de 7,75 milhões de aves já foram abatidas nesta temporada até terça-feira, com o número provavelmente ultrapassando o recorde anterior.

Como a gripe aviária se espalhou globalmente, acredita-se que tenha sido trazida para o Japão por aves migratórias.

O Ministério da Fazenda disse que não há possibilidade de as pessoas contraírem a gripe aviária comendo frango ou ovos.

O primeiro caso de gripe aviária desta temporada foi confirmado em uma granja na província de Okayama, no oeste do Japão, em outubro, com a cepa H5N1, altamente letal, detectada em amostras de galinhas infectadas.

Em uma granja na província de Chiba, leste do Japão, perto de Tóquio, um caso de gripe aviária foi confirmado por meio de testes genéticos na terça-feira, disse o governo da província, levando ao abate de cerca de 10.000 galinhas no local.

A gripe aviária também foi relatada em uma fazenda que cria emas na província de Fukuoka, no sudoeste do Japão, com cerca de 430 das aves sendo abatidas.