O eventos marcantes no Japão em 2022

Chegamos ao final do ano e agora já era do fazer uma retrospectiva, o Japão em 2022 foi muito agitado. E podemos dizer que passou por maus tempos como o assassinato do ex-primeiro ministro, mas nem todas as notícias precisam ser ruins.

Assim, confira aqui os eventos mais marcantes para o país neste ano.

Japão em 2022: o assassinato de Shinzo Abe

Shinzo Abe foi um dos mais importante primeiros ministro do Japão recentemente. Ele foi responsável por um novo estilo de economia para o país em que havia uma maior abertura do mercado ao mesmo tempo em que manteve as políticas de bem estar social. Além disso, ele também era um dos símbolos do conservadorismo no país.

Em julho de 2022  foi baleado por trás à queima-roupa por um homem com uma arma de fogo caseira. Abe foi transportado por um helicóptero médico para o Hospital Universitário de Nara, onde foi declarado morto.

O Japão em 2022 teve recordações do terremoto e tsunami de 2011

Em 16 de março de 2022, às 23h36, um forte terremoto atingiu a costa de Fukushima. O evento recordou o de 2011, apesar de não ter a mesma magnitude.

terremoto teve uma magnitude de 7,4 de acordo com a Agência Meteorológica Japonesa (JMA), enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) deu uma estimativa ligeiramente inferior de 7,3. Imediatamente após o evento, foi relatado um tsunami de 30 cm. 

O evento é conhecido em japonês como Fukushima-ken Oki Jishin (福島県沖地震lit. ‘Terremoto na prefeitura de Fukushima’) . Como resultado deste desastre natural, três pessoas morreram e 247 ficaram feridas.


Leia também:


As vitórias do Japão na Copa do Mundo no Qatar

Esse evento não aconteceu no Japão, mas emocionou muito o país.

No sorteio de grupos da Copa do Mundo, o Japão caiu em um que continha a Alemanha, Costa Rica e Espanha. O que se esperava é que o Japão fosse um dos não classificados e, no máximo, derrotasse a Costa Rica.

Mas o que aconteceu foi que o Japão derrotou a Alemanha e a Espanha, causando comoção em todo o país e levando o Japão a se classificar em primeiro de seu grupo. Entretanto, o Japão foi derrotado pela Croácia nos pênaltis. Mesma seleção que depois derrotou o Brasil nas quartas de finais.

A maior temperatura foi registrada

Em 25 de junho, de acordo com o relatório oficial confirmado da Agência Meteorológica do Japão, um recorde de alta temperatura de 40,2 graus Celsius atingiu Isesaki, na província de Gunma, como o recorde de temperatura mais alta em junho no Japão, desde o primeiro registro de observação da JMA, em 1872.

Os festivais presenciais voltaram a acontecem no Japão em 2022

De 16 de setembro a 13 de novembro, de acordo com o relatório oficial, muitos festivais tradicionais de outono foram retomados em todo o país, incluindo Kishiwada Danjiri Matsuri , Nada’s Fighting Festival of Himeji , Saijō Festival da Prefeitura de Ehime , Aging Festival of Kyoto , Saga International Balloon Fiesta , Karatsu Kunchi , Evento Chrysanthemum Doll e Tochigi Autumn Festival, todos cancelados desde 2019.