Osechi-ryori: as 1ª refeições do ano novo no Japão são fundamentais para dar sorte

Passar o ano novo no Japão significa conhecer uma série de tradições com as quais não estamos acostumados.

Mas uma delas é de deixar qualquer um com água na boca. A primeira refeição do ano no país é chamada de osechi-ryori e, como quase tudo que os japoneses fazem, tem uma forte simbologia para desejar boas coisas para o ano que se inicia.

A primeira refeição do ano novo no Japão

Osechi-ryori é a comida tradicional do feriado de Ano Novo no Japão. 

Mas esse não é um costume recente, ao contrário, ele tem uma longa tradição que remonta ao período Heian (794-1185).

Originalmente, era considerado um tabu cozinhar refeições em uma lareira durante os primeiros três dias do Ano Novo, então caixas empilháveis ​​cheias de alimentos de longa duração eram preparadas até 31 de dezembro, para consumo nos três primeiros dias do Ano Novo. 


Leia também:


A composição da primeira refeição do ano novo no Japão

Embora não haja problemas associados à culinária durante o período de férias hoje, muitas famílias ainda gostam de osechi-ryori, em grande parte devido às associações auspiciosas associadas a seus ingredientes:

Camarões ( ebi ) = a barba longa e as costas curvadas simbolizam o desejo de vida longa.

Ovas de arenque ( kazu no ko ) = um cacho de ovos de arenque brilhantes representa o tipo de prole saudável que se deseja para sua família.

Soja preta ( kuro mame ) =  mame , também significando “saúde”, é para saúde no Ano Novo.

Peixe dourado ( tai ) =  tai  é fortuito, pois faz parte da palavra medetai,  que significa auspicioso em japonês.

Alga ( konbu ) =  konbu  soa muito como  yorokobu , a palavra japonesa para  felicidade.

Raiz de Lótus ( renkon ) = a raiz de lótus tem muitos orifícios, que nos permitem ver através dela e entrar no Ano Novo.

Outras tradições de ano novo no Japão

Além das primeiras refeições do ano novo, também há outras tradições importantes nessa época.

O início do ano é uma época espiritual para os japoneses, quando se diz que os deuses do Ano Novo descem dos céus e existem no reino terrestre. A fim de guiar os deuses até eles, muitos lares, empresas e locais sagrados colocam decorações de pinho e bambu conhecidas como kadomatsu , em ambos os lados dos caminhos de entrada. 

Outra tradição é tomar saquê. Tradicionalmente servido no dia de Ano Novo, diz-se que este saquê especial expulsa a má sorte do ano passado e ajuda na saúde e na longevidade no ano novo. Conhecido como O-toso , usando o kanji 屠 (derrota) e 蘇 (espírito maligno), as ervas medicinais usadas nessa mistura auxiliam na digestão e protegem contra resfriados, perfeitas para as festas de inverno do Ano Novo. 

E também não pode faltar o bolinho de arroz. O bolo de arroz de Ano Novo é outro item festivo que contém o espírito dos deuses. Seu formato redondo é uma homenagem a um dos itens mais sagrados de todo o Japão, o espelho da deusa do sol Amaterasu.