Pelé jogou no Japão mesmo depois de aposentadoria, fez história e marcou gol de número 1.278

O Pelé no Japão foi um gesto de extremo respeito pelo futebol então jogado no país e que marca a memória até hoje dos japoneses.

No ano de 1977, o Rei do futebol atravessou o mundo para u mjogo festivo. Mesmo já tendo se aposentado, ele foi até o país para a celebração. Conheça aqui mais sobre essa passagem do Pelé no Japão e como ela foi importante para o desenvolvimento do esporte no país.

Pelé no Japão

A lenda do futebol tinha um sentimento especial de amizade pelo Japão. Quando uma partida de despedida foi realizada para o herói do futebol japonês Kunishige Kamamoto em 1984, Pelé estava lá. Embora já tivessem se passado sete anos desde sua aposentadoria, ele concordou de bom grado com a “participação da amizade” na partida. 

Assim, já é de se imaginar como os japoneses apreciam esta atitude do Rei.

O escritor de futebol Hiroyuki Kagawa ajudou a tornar realidade a visita ao Japão do reverenciado ícone do esporte brasileiro. Relembrando com carinho, ele lembrou que Pelé “tinha uma forte ligação com o Japão”. Pelé estava “satisfeito com o aumento da popularidade do futebol, o esporte número um do Brasil, no Japão”, observou.

A partida de despedida de Kamamoto foi patrocinada pela empresa controladora de seu time, Yanmar Diesel (agora Yanmar Holdings) no antigo Estádio Nacional em Tóquio. Então conhecido como Yanmar Diesel na Japan Soccer League, agora o time da J. League é conhecido como Cerezo Osaka. 

Outro convidado especial para a partida de aposentadoria foi Wolfgang Overath, ex-jogador da seleção da Alemanha Ocidental e campeão da Copa do Mundo.

Bandos de crianças lotaram o hotel onde Pelé se hospedou em Tóquio, esperando para pedir um autógrafo de Pelé. “Ele colocou as crianças em fila no saguão do hotel e abriu caminho pela fila, assinando um autógrafo de cada vez”, lembrou Kagawa.

“Pelé amava o Japão e o Japão amava Pelé. Ele se preocupava com seus fãs japoneses”, disse Kagawa. Em seguida, acrescentou com gratidão: “A estrela global teve a gentileza de tratar as crianças japonesas com carinho”.

Assim, com a morte de Pelé no final de 2022, muitos japoneses não deixaram de prestar as suas homenagens e lembraram como o Rei foi importante também para o futebol no Japão.  


Leia também:


O final da partida de Pelé no Japão

Ao final da partida de despedida, Pelé e Overath colocaram Kamamoto em seus ombros. Pelé foi totalmente humilde e gentil, mostrando seu respeito pelo melhor atacante japonês, lembrou Kagawa.

O jornalista de longa data continuou, relembrando: “Pelé, a lenda do futebol de renome mundial, tratou a esfera em desenvolvimento do futebol japonês com sinceridade”, disse ele. 

“O mundo do futebol do Japão tem uma grande dívida com Pelé. Ele não era apenas uma lenda do futebol, mas também um ser humano maravilhoso.”

Fonte: https://featured.japan-forward.com/