Por que coloca-se comida nos túmulos no Japão?

Os túmulos no Japão, normalmente, possuem diversos itens neles, entre eles, comida.

banner-loja

Isso faz parte de um ritual para recordar aqueles que já se foram.

Conheça aqui como é uma visita a um cemitério no Japão e a cultura de deixar comida nos túmulos. Vale ressaltar que estamos descrevendo somente uma das partes dos rituais que envolve os túmulos no Japão. Além disso, eles podem variar de acordo com a crença de cada um.

Os túmulos no Japão

Muitos japoneses às vezes visitam túmulos. Visitar um túmulo é um evento muito importante para o falecido, para relatar aos ancestrais que a família vive com segurança e agradecê-los por isso.

Normalmente, ao visitar um cemitério, os japoneses fazem a limpeza do túmulo. Assim, a limpeza começa com a sepultura sendo raspada para que as possíveis manchas nela possam sair.

Essa limpeza é feita com a ajuda de uma escova e, depois, é necessário retirar as ervas daninhas ao redor de uma sepultura. Além disso, o vaso de flores precisam ser lavados e até mesmo há uma varredura ao redor do túmulo para que tudo fique bem limpo.

Ao terminar de limpar um túmulo, é preciso oferece palitos de incenso. Eles são acesos com o auxílio de um fósforo e também podem ser acendidas velas.

E é nesse momento que entram as comidas. Pois é o momento de ofertar coisas aqueles que já se foram. Assim, os japoneses costumam a colocar flores em um vaso em frente a uma lápide e/ou oferecer doces ou comidas que a pessoa falecida gostava.

Em seguida, deve-se colocar as mãos espalmadas juntas em oração. 

Estas são as maneiras gerais de visitar um túmulo. Não há regras rígidas, mas tenha cuidado para mostrar seu respeito.


Leia também:


Mas, a visita aos túmulos no Japão não para por aí

Assim, quando você limpa um túmulo, você deve colocar o lixo em um saco de lixo e levá-lo com você. Da mesma maneira que em quase todos os lugares, nos cemitérios, os japoneses possuem a preocupação em deixar tudo limpo e também carregarem com eles o que precisa ser descartado.

Os bastões de incenso que você ofereceu em um túmulo devem terminar de queimar.

E, em princípio, você deve levar as coisas que ofereceu ao túmulo com você. A razão é que os pássaros vêm a uma sepultura para comê-los, e eles derramam e deixam comida ao redor de uma sepultura. Além disso, pode atrair algum bicho e isso também faria com que se perdesse o objetivo de trazer a comida para aquele que já se foi. 

Essas são coisas importantes a serem lembradas quando as pessoas visitam um túmulo. E são questões também que precisam de muito respeito, afinal de contas, essa é a cultura do Japão e como as pessoas homenageiam aqueles que já se foram. 

Receba GRÁTIS notícias do Japão