Dar ou receber algo com somente uma mão no Japão pode ser um gesto completamente ofensivo e que pode te trazer grandes problemas.
Ainda mais se você estiver em um ambiente formal, como em uma empresa e em uma conversa com seu chefe, é fundamental seguir algumas regras de etiqueta. Seguir essas regras se trata também de respeitar a cultura do país. Afinal de contas, quando estamos em um outro país, é importante respeitar os costumes para não sermos agressivos com o povo que está nos recepcionando.
Assim, veja aqui porque você deve ter cuidado com esse simples gesto no Japão e nunca dar ou receber algo com somente uma mão.
Dar ou receber algo com só uma mão no Japão é ofensivo
Provavelmente você já entregou um papel para alguém, por exemplo. E mais provavelmente ainda, você fez isso sando somente uma mão. E isso é muito comum em muitos lugares do planeta, mas não no Japão.
O correto é sempre entregar ou receber algo de alguém utilizando as duas mãos. No caso de uma papel com algo escrito, como um documento, você deve entregar para a pessoa segurando nas pontas verticais e a leitura deve estar no sentido da pessoa que recebe o papel.
Mas, ao mesmo tempo, é comum que os estrangeiros não saibam disso. Afinal de contas, não é possível saber todos os costumes de um país, mesmo que se tenha estudado muito sobre ele, até estar lá.
Assim, este é aquele costume em que os estrangeiros conseguem aquele “passe livre”, e tudo bem se não o fizerem.
Obviamente, que se você estiver fazendo negócios com um japonês, seguir essa regra pode ser um grande diferencial para demonstrar respeito e para o seu acordo ser fechado.
Os japoneses sabem que não é de conhecimento comum, nem mesmo instintivo, para os outros receber ou dar algo com as duas mãos. É mais comum alguns fazerem isso com apenas uma, mas no Japão isso é considerado um pouco estranho. Use as duas mãos como sinal de educação e finalize com uma leve reverência ou aceno de cabeça.
Por mais que possa parecer estranho, se você começar a fazer assim, verá que é bem mais educado seguir dessa maneira do que entregar algo com uma mão só.
Leia também:
- Conhece o Comodoro Perry?! Ele mudou a história do Japão e apresentou o país para o mundo;
- Governo japonês quer pagar R$20.000,00 para quem tiver filho;
- Técnico japonês se curvou para a torcida após a eliminação na Copa: qual o significado?.
Em algumas situações, essa regra é ainda mais respeitada.
Quando se trata da questão específica dos cartões de visita, que é uma situação mais comum de receber e dar com as duas mãos, reserve alguns segundos para olhar e ler corretamente o cartão ao recebê-lo. Isso mostra que o cartão é importante, e não apenas um mero pedaço de papel.
Assim, seguindo essa simples regram, com certeza os japoneses que você conhecer no país te respeitarão mito mais. Além disso, você verá como é mais cuidadoso fazer dessa maneira.