As crianças no Japão já estão se preparando para a evolução tecnológica que está se seguindo. Como se sabe, a ascensão tecnológica só está começando. E os países que tiverem mão de obra qualificada, se destacarão em um futuro próximo.
Assim, as crianças japonesas já estão aprendendo a codificar. As escolas públicas ainda não possuem a disciplina em seus currículos, entretanto, os cursos de codificação voltado para as crianças só cresce no país.
Crianças no Japão já estão aprendendo a codificar
A ascensão da tecnologia e da digitalização muda drasticamente o cenário do mercado de trabalho, com a grande maioria dos empregos mais bem pagos agora exigindo alguma forma de habilidade de codificação.
O Fórum Econômico Mundial prevê que impressionantes 65% das crianças atualmente na escola acabarão trabalhando em empregos que ainda não foram criados, destacando o papel crítico que a codificação desempenhará na futura força de trabalho.
Em resposta, escolas de todo o mundo estão se esforçando para integrar a programação básica em seus currículos. No entanto, para realmente preparar os alunos para o futuro, não basta que eles simplesmente entendam a tecnologia. Eles também devem ser capazes de moldar e aproveitar ativamente seu potencial, que é onde os centros de educação em tecnologia especializados, como o Tokyo Coding Club, entram em ação.
Leia também:
- Pizza de refrigerante ou de melão?! As pizzas mais esquisitas no Japão;
- Falta de higiene em restaurante japonês e mau comportamento pode até dar cadeia!;
- Apartamentos sem banheiros no Japão são sucesso entre jovens! Mas onde eles tomam banho?!.
Como as crianças no Japão estão aprendendo
Estabelecido em 2012, o Tokyo Coding Club é um provedor líder de educação em tecnologia no Japão, atendendo a comunidade escolar internacional de seu centro Nishi-Azabu. O clube conecta crianças da 3ª à 12ª série com instrutores experientes que trabalham na vanguarda da indústria de tecnologia. Um de seus instrutores, o Dr. Abbi Hamed, ex-aluno do Imperial College London com PhD em Mecatrônica Médica, é apaixonado por compartilhar sua experiência em robótica com seus alunos.
“Adoro ensinar robótica porque é um assunto empolgante que permite que os alunos usem sua imaginação e suas habilidades de resolução de problemas simultaneamente. Acima de tudo, é simplesmente divertido”, diz o Dr. Hamed. Portanto, ter diversão é o que sempre aumentará a atenção das crianças.
Um dos principais obstáculos para a educação em codificação é a curva de aprendizado íngreme, mas o Tokyo Coding Club projetou seu currículo para enfrentar esse desafio de frente. O melhor de tudo para manter a atenção das crianças é o uso dos jogos populares como Minecraft e Roblox para ensinar linguagens de codificação populares como Python e C#.
Além disso, também há a adição de aulas em grupo durante todo o ano que focam na colaboração e outras habilidades essenciais do século 21, como pensamento computacional, resolução de problemas e alfabetização tecnológica. Portanto, não se basta apenas de uma instrução envolvendo a tecnologia, mas também de aprender a trabalhar de maneira mais colaborativa, algo exigido dos trabalhadores de hoje em dia e para o futuro.