Quem foi o samurai negro no Japão homenageado por escola de samba?

Um samurai negro no Japão? Isso pode parecer algo impossível para muitos, mas essa foi a trajetória de vida de Yasuke,

Ele saiu de Moçambique e chegou ao Japão para se tornar um samurai, assim serviu sob o daimyō (como um feudo) japonês de Oda Nobunaga do período Sengoku.

Conheça aqui um pouco mais sobre essa trajetória e como ela foi homenageada no Carnaval de São Paulo pela escola de samba Mocidade Alegre.

Quem foi o samurai negro no Japão?

Pouco se sabe exatamente como foi a vida de Yasuke. Tudo indica que ele viveu no século XVI e tenha morrido em 1582.

Yasuke serviu e lutou ao lado do infame senhor da guerra do Japão, Oda Nobunaga, e se tornou o primeiro samurai estrangeiro. Quando Nobunaga foi assassinado, Yasuke ficou com seu senhor até o fim, e é tradicionalmente considerado por ter resgatado a cabeça decepada da captura. 

Depois disso, o verdadeiro Yasuke desapareceu da história, mas seu legado foi revivido como um ícone anti-imperial no século 20 e um gigante da mídia no século 21.

Alguns dizem que ele se matou por ordem de seu superior. Entretanto, essa história não é possível de ser 100% confirmada. Além disso, como trata-se de algo que aconteceu há praticamente 500 anos, os registros não são precisos.

Também acredita-se que em março de 1581, a aparição de Yasuke causou grande rebuliço entre os moradores da capital, onde foi apresentado a Oda Nobunaga, que pensou que sua pele estava pintada com tinta preta.

O daimyo supostamente despojou Yasuke da cintura para cima e recebeu ordens de esfregar sua pele. Esses acontecimentos foram registrados no Relatório Anual da Missão Jesuíta no Japão de 1582, do jesuíta Luís Fróis, e foram publicados nas Cartas que os padres e irmãos da Companhia de Jesus escreverão dos reis de Japão e China II (1598).

Oda Nobunaga logo se interessou por ele. E, muito provavelmente ele também já tinha algum conhecimento sobre japonês e logo se destacou. 

Durante o ataque a Nobunaga em junho de 1582, pelo exército de Akechi Mitsuhide, o daimyo foi forçado a cometer seppuku em Honnō-ji, em Kyoto. Yasuke é conhecido por ter lutado ao lado das forças de Nobunaga. Após a morte de Nobunaga, Yasuke se juntou ao herdeiro do daimyo, Oda Nobutada, e lutou por ele também.


Leia também:


O samurai negro no Japão e a Mocidade Alegre

Essa não foi a primeira vez que o Japão foi homenageado de alguma maneira no Carnaval. No ano de 2008, a escola de samba Unidos da Vila Maria já havia feito o desfile Irasahimase (bem-vindo) retratando a coragem dos japoneses em imigrarem para o Brasil e tentar a vida do outro lado do mundo.

Veja aqui o samba enredo apresentado pela escola:

Esse samba enredo faz uma conexão entre África, Japão e Brasil. Ao mesmo tempo em que mostra a trajetória do samurai negro, também apresenta sua chegada ao Japão. Faz sua relação ao Brasil apresentando a luta do negro e como até hoje essa luta é importante diante de tanto preconceito e racismo que ainda existe.

Um negro pode ir onde quiser e ser o que quiser.