Ciclistas no Japão serão obrigados a usar capacete a partir de abril

O governo japonês decidiu tornar obrigatório o uso de capacetes para ciclistas a partir de abril de 2023. A medida foi aprovada em 20 de dezembro. A alteração da Lei de Trânsito Rodoviário entrará em vigor em 1º de abril de 2023.

Não haverá punição para violações, mas todos os ciclistas devem seguir a nova regulamentação. A lei atual exige que responsáveis garantam o uso de capacetes para crianças menores de 13 anos. Com a nova regra, a faixa etária será ampliada.

Dados sobre acidentes e uso de capacetes

A Agência Nacional de Polícia do Japão divulgou dados entre 2017 e 2021. Ocorreram 2.145 mortes em acidentes envolvendo bicicletas no país. Desses, cerca de 60% dos ciclistas sofreram lesões fatais na cabeça.

Ademais, a taxa de mortalidade entre ciclistas que usavam capacete foi de 0,26%. Já entre os que não usavam, a taxa foi de 0,59% – cerca de 2,2 vezes maior.

Uma pesquisa online foi realizada em julho de 2020. O estudo mostrou que apenas 11,2% dos japoneses usavam capacetes ao andar de bicicleta. Entre os ciclistas menores de 13 anos, 63,1% usavam capacetes. Entretanto, apenas 7,2% das pessoas entre 13 e 89 anos faziam o mesmo.


Leia também


As taxas de uso de capacetes variaram entre as províncias. A maior incidência foi em Ehime, com 29%. Em seguida, Nagasaki, com 26%, e Tottori, com 18%. As menores taxas foram em Wakayama, com 4%, e Hokkaido, com 2%. A conscientização sobre a importância do uso de capacetes aumenta onde existem medidas específicas.

Portanto, a nova lei busca aumentar a segurança no trânsito no Japão. Assim, espera-se reduzir o número de acidentes e mortes envolvendo ciclistas.

Fonte:  Mainichi