Um grupo de deputados do Japão, do Partido Liberal Democrático (PLD), planeja propor a proibição de redes sociais como o TikTok. Essa proposta será apresentada caso essas plataformas sejam usadas para disseminar desinformação.
Enquanto isso, legisladores dos Estados Unidos pedem ao governo de Joe Biden a proibição do TikTok. Alegam que o aplicativo chinês pode ser usado para coletar dados, censurar conteúdo e prejudicar a saúde mental das crianças.
Restrições podem ser impostas em caso de uso mal-intencionado
Nesse sentido, Norihiro Nakayama, parlamentar do PLD, disse em entrevista à Reuters que se um aplicativo for usado intencionalmente com má intenção, o serviço deve ser interrompido. Assim, isso ajudaria a manter os operadores de aplicativos sob controle, proporcionando uma sensação de segurança aos usuários.
Além disso, Nakayama é membro sênior de um grupo de legisladores que busca melhorar a segurança econômica do Japão. Ele afirma que a proposta não será direcionada a nenhuma plataforma específica.
Recentemente, governos e instituições ocidentais têm proibido o TikTok. Entre eles estão o Parlamento do Reino Unido e os governos da Holanda, Bélgica e Nova Zelândia.
Leia também
- 3 tiktokers japoneses imperdíveis
- Aprenda gírias no Japão mais usadas pelos jovens hoje e seus significados
No Japão, o governo proíbe o uso de TikTok e outras redes sociais em dispositivos governamentais que lidam com informações confidenciais. Por fim, Nakayama sugere que, após analisar como os aplicativos gerenciam dados e realizam outras operações, os legisladores considerem mais restrições.
Fonte: Reuters