Uma nota de dinheiro japonês rasgada! O que os japoneses acham disso?

Uma das curiosidades sobre o trato do dinheiro japonês, é que, no país, eles sempre são muito bem armazenados. Dessa maneira, até mesmo dobrar uma nota de dinheiro pode ser visto como um descuido. Diante disso, imagine ter uma nota rasgada.

Conheça aqui a história da repórter do site Sora News que acabou tendo a maior nota do Japão rasgada e se ela conseguiu ou não o valor de volta.

Nota de dinheiro japonês rasgada!

Uma nota de 10 mil ienes equivale a quase R$ 400,00. Assim ter uma dessa inutilizada é um baita prejuízo.

No caso da repórter da Sora News, ela perdeu sua carteira há um ano e agora recebeu uma ligação da polícia avisando que tinham encontrado a carteira dela. E sim, a nota de 10 mil ienes ainda se encontrava lá. Mas não intacta.

Não há uma loja no Japão que aceite isso como pagamento. A polícia aconselhou a repórter a ir a um banco para ver se havia algo que pudesse ser feito, então ela colocou os pedaços da nota em um saco Ziploc e dirigiu-se à agência local do Mitsubishi UFJ Bank.

Depois que ela explicou a um funcionário por que ela estava lá, o banco primeiro verificou se eles poderiam consertar a conta. Infelizmente, simplesmente faltava muita coisa e, em particular, o fato de que ela não tinha mais a mesma largura vertical seção da cabeça faltando) significava que repará-lo seria impossível.

Mas, a esperança ainda não estava perdida. O passo seguinte foi enviar uma carta ao Banco do Japão, banco central do país. Se o Banco do Japão pudesse determinar que era de fato uma conta real, a repórter poderia ser compensada por isso.

A resposta por essa carta pode demorar até duas semanas. Em alguns casos eles devolvem o valor para a pessoa, mas em outros eles simplesmente não aceitam e a pessoa sai no prejuízo. Entretanto, a repórter teve sorte! E em uma semana o Banco do Japão depositou o valor em sua conta corrente. COm certeza ela teve muita sorte!

Se você for ao Japão, é importante ter ciência de que o país ainda usa muito dinheiro em espécie. Apesar da digitalização da economia, os japoneses preferem o dinheiro. Por isso, não pense que em todo lugar você poderá passar o cartão de crédito. Assim, é sempre recomendado que você tenha uma quantia de dinheiro com você.

Além disso, não amasse ou dobre as notas. Apesar de alguns japoneses fazerem isso, não é algo bem visto.

Outra questão importante para se lembrar quando estiver no Japão, é que ao fazer um pagamento, na maior parte dos comércios, há uma caixinha bandeja onde você deve colocar o dinheiro. Os japoneses preferem essa bandeja a pegar o dinheiro da mão de alguém. Assim, você coloca o seu dinheiro ali e o troco também será dado nessa mesma bandeja.