Grandes sucessos da música japonesa da década de 90

Se você costuma escutar músicas japonesas há algum tempo, é provável que você reconheça alguns singles que foram populares tanto no Japão quanto no exterior. Para matar a saudade, confira alguns dos maiores sucessos da década de 90. Prepare seus ouvidos e suas emoções!

“Odoru Pompokolin” -- B.B.Queens (1990)

『おどるポンポコリン』は、B.B.クイーンズのデビューシングル

Odoru Pompokolin ” (おどるポンポコリン) é a canção de estréia da banda pop japonesa BBQueens, lançada em 4 de abril de 1990. Ela foi usada como música tema da série de anime “Chibi Maruko-chan“. Ficou em primeiro lugar nos gráficos semanais japoneses “Oricon Singles Charts” em 1990 e foi considerado o mais vendido do ano.

“Ai wa Katsu” -- KAN (1990)

[CGM][Vietsub] KAN - Ai wa katsu

Ai wa Katsu” (愛は勝つ) é uma música composta e gravada pelo cantor e compositor japonês Kan, lançado como oitavo single do artista em setembro de 1990. Inicialmente, a canção foi apresentada em seu álbum “Yakyu Senshu ga Yume datta“, publicado um mês antes.

A música tornou-se o primeiro hit de sucesso do artista. A canção passou 8 semanas no topo do gráfico da Oricon e foi classificada como o terceiro single mais vendido em 1991, no Japão.

“Love Story wa Totsuzen ni” -- Oda Kazumasa (1991)

ラブ・ストーリーは突然に - 小田和正

Love Story wa Totsuzen ni” (ラブ・ストーリーは突然に) foi o single mais bem sucedido do cantor e compositor Oda Kazumasa. Essa música já foi exibida em três álbuns do cantor: “Oh! Yeah!” (1991), “Tsutaetai Koto ga arun da” (1997) e “Jiko Best” (2002). O single alcançou o número 1 na tabela Oricon e foi o mais vendido de 1991. “Love Story wa Totsuzen ni” foi usado como música tema para o drama japonês “Tokyo Love Story“. A música foi escrita, composta, organizada e produzida pelo próprio artista.

(Querem ver o cantor Oda Kazumasa cantando “Love Story wa Totsuzen ni“? Assista aqui e aqui.)

“Say Yes” -- Chage & Aska (1991)

[MV] SAY YES / CHAGE and ASKA

Say Yes” é um single da dupla de cantores e compositores Chage and Aska, lançado em 24 de julho de 1991. A música ficou 13 semanas consecutivas em primeiro lugar na parada de sucessos da Oricon e é o sexto single mais vendido no Japão desde o estabelecimento da Oricon. A canção foi tema de abertura de um drama japonês chamado “Hyaku Ikkaime no Propose“. Composta como uma canção de casamento, a letra fala sobre as dificuldades do amor e culmina com um pedido de casamento.

“Kimi ga Iru Dake de” -- Kome Kome Club (1992)

君がいるだけで (米米CLUB) - 石井竜也 with Bank Band - ap Bank fes 09 LIVE

Kimi ga Iru Dake de” (君がいるだけで) foi lançada no dia 4 de maio de 1992 e gravada pela banda japonesa de pop rock Kome Kome Club. A música ocupou o primeiro lugar durante 6 semanas nos gráficos da Oricon e é o quinto single mais vendido no Japão. A canção foi usada como música tema do drama japonês “Sugao no Mama de“.

“Sekaijuu no dare yori kitto” -- Nakayama Miho & Wands (1992)

Sekaiju No Dare Yori Kitto Nakayama Miho WANDS

Sekaijuu no dare yori kitto” (世界中の誰よりきっと) foi gravada pela cantora Nakayama Miho em conjunto com a banda de rock japonesa Wands. Ela foi lançada em outubro de 1992 e tornou-se uma das canções J-pop mais populares de todos os tempos. A música foi gravada em colaboração entre a cantora Nakayama Miho e o grupo WANDS.

A canção foi usada como música tema para o drama japonês “Dareka ga Kanojo wo Aishiteru“. O single alcançou o número 1 nas tabelas semanais da Oricon, onde manteve-se durante 28 semanas.

“Makenaide” -- Zard(1993)

負けないで - ZARD

Makenaide” (負けないで) foi lançado pelo grupo de J-pop Zard, no dia 27 de janeiro de 1993. O single alcançou o primeiro lugar na tabela semanal da Oricon na primeira semana.

Yah Yah Yah” -- Chage & Aska (1993)

[MV] YAH YAH YAH / CHAGE and ASKA

Yah Yah Yah” é outra música popular da dupla Chage and Aska, lançado no dia 3 de março de 1993. Esta canção foi a mais vendida no Japão em 1993.

“Tomorrow Never Knows” --  Mr.Children(1994)

Mr.Children「Tomorrow never knows」 Tour2015 未完 Live

Tomorrow Never Knows” foi lançado no dia 10 de novembro de 1994. A música é o oitavo single mais vendido no Japão na história da Oricon.

“Itoshisa to Setsunasa to Kokoro Tsuyosa to” -- Shinohara Ryoko & T. Komuro (1994)

篠原涼子 with t.komuro - 恋しさと せつなさと 心強さと

Itoshisa to Setsunasa to Kokoro Tsuyosa to” (恋しさと せつなさと 心強さと) foi lançado no dia 21 de julho de 1994 em colaboração entre Shinohara RyokoKomuro Tetsuya (T. Komuro). O single alcançou o número 1 nas tabelas semanais da Oricon e foi música tema da animação “Street Fighter II MOVIE“.

Leia também:

“Love Love Love” -- Dreams Come True(1995)

DCT- LOVE LOVE LOVE(中字)

Love Love Love” foi lançado no dia 24 de julho de 1995 pela banda Dreams Come True.  A música alcançou o número um na tabela semanal da Oricon e é o décimo single mais vendido no Japão.

“Tomorrow” -- Mayo Okamoto (1995)

TOMORROW - 岡本真夜(フル)

Tomorrow” foi o primeiro single da cantora e compositora pop japonesa Mayo Okamoto. Lançado no dia 5 de outubro de 1995, a canção atingiu a primeira colocação nas paradas semanais da Oricon.

“Departures” -- Globe (1996)

globe / 「DEPARTURES(from LIVE DVD globe the best live 1995-2002)」

Departures” foi gravado pela banda pop japonesa Globe e foi lançado no dia 1º de janeiro de 1996. Foi o número um na Oricon semanalfoi o segundo single mais vendido no Japão durante o ano.

“Namonaki Uta” -- Mr.Children (1996)

Mr.Children「名もなき詩」Mr.Children "HOME" TOUR 2007 ~in the field~

Namonaki Uta” (名もなき詩) foi gravado pela banda de rock Mr.Children e foi lançado no dia 5 de fevereiro de 1996. Nos gráficos semanais da Oricon, a música atingiu a primeira colocação e uma venda de um pouco mais de 1,2 milhões de cópias na primeira semana. É a segunda canção mais vendida da banda, atrás do seu single Tomorrow Never Knows“, já citado anteriormente.

“Can You Celebrate?” -- Namie Amuro (1997)

安室奈美恵 / 「CAN YOU CELEBRATE?」Music Video

Can You Celebrate?” foi lançado no dia 19 de fevereiro de 1997 por uma das cantoras pop mais populares do Japão, Namie Amuro. A canção foi tema do drama japonês “Virgin Road” em 1997.

“White Love” -- SPEED (1997)

White Love - SPEED

White Love” foi lançado em 15 de outubro de 1997 pelo grupo feminino SPEED. A música alcançou a primeira colocação na tabela semanal da Oricon e foi o 10º single mais vendido no Japão em 1997.

“Automatic” -- Utada Hikaru (1998)

宇多田ヒカル - Automatic

Automatic” é uma música gravada pela cantora japonesa-americana Utada Hikaru. Esta canção foi lançada no dia 8 de dezembro de 1998. Além de ser a primeira gravação japonesa da artista, é o principal single do seu primeiro álbum “First Love” (1999).

“Yozora No Muko” -- SMAP (1998)

Yozora No Mukou by Smap

Yozora No Muko” foi lançado no dia 14 de janeiro de 1998 pelo grupo de ídolos japoneses SMAP. Ele foi listado pela Oricon como o segundo single mais vendido de 1998 no Japão.

“Dango 3 Kyodai” -- Kentarou Hayami, Ayumi Shigemori, Himawari Kids, Dango Gasshoudan (1999)

Isaji, recog, & Kaito - The Dango Brothers Three (だんご3兄弟)

Dango 3 Kyodai” (だんご3兄弟) foi lançado em 3 de março de 1999. Foi gravado pelos artistas Kentarou Hayami, Ayumi Shigemori, Himawari Kids, Dango Gasshoudan. A música foi um fenômeno social no Japão. Nos gráficos semanais japoneses da Oricon, estreou na posição número um. De acordo com a Oricon, “Dango 3 Kyodai” foi o single mais vendido do ano e, até o momento, é o 5º single mais vendido na história japonesa.

“Trauma” -- Ayumi Hamasaki (1999)

浜崎あゆみ trauma

Trauma” foi lançado em 11 de agosto de 1999, pela cantora pop Ayumi Hamasaki, como uma das quatro faixas do EP (Extended Play) intitulado “A“. Posteriormente, a música também foi incluída no álbum “Loveppears” (1999).

 

Qual é a sua música japonesa da década de 90 preferida?

Fonte: Rune Worth, Wikipedia

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link