Kawasaki Kannon e Mama Kannon: templos para as grávidas e aos seios

O templo Kawasaki Kannon fica na cidade Shunan em Yamaguchi. O Mama Kannon é formalmente conhecido como Ryuuon-ji e fica em Aichi. Kannon é a deusa da misericórdia no budismo.

Templo Kawasaki Kannon

Dizem que o templo foi fundado em 1185, uma época em que a gravidez era perigosa, já que a medicina não era avançada.

Já que a kami Kannon é conectada com a misericórdia e saúde, mulheres que esperavam filhos passaram a ir ao templo rezar pedindo saúde, ter um parto fácil, pedir leite para amamentação e bem-estar.

Ao longo dos tempos, o local passou a ser associado aos seios por ser a representação visual da maternidade.

Placa Kawasaki Kannon

Existe uma área no templo em que as futuras mães podem pendurar caixinhas com formato de seios com um desejo. Elas são feitas artesanalmente pelas mães ou por seus familiares.

Amamentação tranquila

A maioria pede uma amamentação tranquila, saudável ou bastante leite. Algumas frequentam o templo todos os meses em costume passado de geração para geração.

Alívio de dores

Além das grávidas, muitos idosos frequentam o templo pedindo cura ou alívio de dores. As pessoas colocam uma moeda (qualquer valor) em uma caixa e depois passam a mão em uma pedra que fica localizada na entrada e depois no local da dor.

Se sente incômodo na parte superior do corpo, deve-se esfregar a parte de cima da pedra, inverta se a dor foi na parte inferior.

Abre apenas dia 17

O templo não abre todos os dias, apenas uma vez ao mês no dia 17. Isso faz com que esteja quase sempre lotado ou cheio. Uma das épocas mais disputadas por turistas é no período do florescimento das sakuras e no outono quando o entorno fica mais bonito.

Eles vendem velas e incenso logo depois das escadas de forma self-service. Coloca-se 50 ienes na caixa e pode pegar três incensos e uma vela.

A vela pode ser colocada em um suporte. Depois acenda o incenso com a chama de sua vela e coloque para queimar no incensário coletivo e aproveite a fumaça que dizem ter propriedades curativas.

Omamoris especiais são vendidos para proteção na gravidez, além de outros. Eles servem arroz com feijão azuki e chá de graça aos visitantes todos os meses.

Endereço: Yamaguchi-ken, Shunan-shi, Kawasaki 2-1. Da estação JR Sanyo demora 20 minutos a pé.

Tem estacionamento, mas é pequeno. Por isso, o recomendável é chegar cedo e conseguir uma vaga ou usar transporte público.

Leia também

Mama Kannon – Komakisan Ryuuonji

Foi construído em 1492 e é dedicado exclusivamente aos seios. Assim como acontece no templo de Yamaguchi, as mulheres vão para pedir parto sem complicações e uma amamentação tranquila.

No entanto, algumas pedem mudanças estéticas, como aumento de seios e até mamilos mais rosados, mas são minoria.

No local tem uma fonte em formato de seios chamado chouzuya ou temizuya. A água serve para lavar as mãos e boca com o intuito de purificar.

Fonte Mama Kannon

Eles vendem placas de madeira ema e serve para pedir desejos aos kamis, assim como é possível pendurar a plaquinha artesanal também.

Segundo a lenda, uma mãe pobre amamentava seu bebê. Os vizinhos compadecidos lhe deram arroz para comer. Muito religiosa ofereceu de oferenda a kami Kannon. Depois disso, ela foi curada de suas doenças nutricionais e pôde amamentar seu filho com muito leite.

Endereço: 152, Mamamoto, Komaki, Aichi. Abre todos os dias, das 09hs às 16hs. O estacionamento é gratuito.

Acesso: Desça na estação Heiandori da linha Meijo. Pegue um trem Meitetsu até Inuyama e desça na estação Komaki. Pegue um ônibus até a parada MamachichiKannonmae. (7 minutos o trajeto).

Mama Kannon

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link