O kuro tamago (ovo preto) é uma especialidade de Owakudani. Segunda uma lenda popular, comer um pode dar mais sete anos de vida.
Kuro Tamago
Os ovos são comuns de galinha, mas a diferença fica por conta em como eles são preparados no Japão.
Okawudani tem crateras de água formada por conta da erupção do vulcão do Monte Hakone há cerca de 3.000 anos.
Esses buracos têm vapor ou água quente com sulfeto de hidrogênio, dióxido de enxofre, ferro e a temperatura chega a 80 graus e o vapor a 100 graus.
Os ovos são colocados nessa água para cozinhar por cerca de 60 minutos e depois são colocados no vapor por mais quinze minutos.
O kuro tamago é muito procurado pelos japoneses por conta de seus benefícios a saúde. Por conta disso, em 2016 as autoridades até limitaram as visitas por conta da demanda alta e eles ficaram em falta. Existe um número limite de ovos feitos e eles apenas vendem os feitos no dia.
Os japoneses procuram os ovos para melhorar asma, bronquite, doenças do coração e por mulheres grávidas. Já a longevidade é atribuída ao Enmei Jizo Bosatsu esculpido no período Heian que fica no local.
Casca preta
O dióxido de hidrogênio (H2S) é um gás tóxico e tem cheiro de ovo podre. Além disso, deixa a casca com uma coloração escura e cheiro forte por conta da reação do cálcio com o ferro e enxofre.
Leia também
- Veja comidas do Japão nada comuns (você teria coragem de experimentar?)
- Conheça uma lista de comidas diferentes do fast food do Japão
- Hachinoko: você teria coragem de comer larcas e vespas?
Segundo relatos o seu interior é igual ao de um ovo cozido comum e o gosto não se altera. Por enquanto, não existem estudos dedicados para confirmar os benefícios do kuro tamago. No entanto, segundo especialistas é seguro comê-lo.
Independente de lendas sobre adição de anos de vida ou não, vale a pena visitar o Okawudani. É um ponto que atrai bastante turistas e japoneses em busca dos ovos e para ver o vulcão do Monte Hakone.
Portanto, se estiver por lá, não há motivos para não experimentar um e deixar a experiência mais completa. Um saco com cinco custa em média 500 ienes.