Receita de onigiri: aprenda a fazer 5 tipos diferentes

Nigiri, omosubi, nigirimeshi ou onigiri. O tradicional bolinho de arroz envolto com alga nori com recheio ou não, está presente no dia a dia dos japoneses desde o período Heian (794-1192). A receita de onigiri é bem simples, boa para quem gosta de comida japonesa e quer aprender a culinária básica.

Receita de onigiri

Rende 7 bolinhos.

Ingredientes

360 gramas de arroz japonês;

2 folhas de nori;

1 lata de atum;

1 posta de salmão;

Umeboshi;

Maionese;

1 colher de sopa de pasta de missô;

Cebolinha verde;

Saquê ou água;

Shoyu;

50 ml de água com 5 gramas de sal.

Modo de preparo

Cozinhe o arroz japonês como de costume apenas com água e sem tempero. Espalhe em uma travessa para que esfrie. Coloque o sal na água e coloque no micro-ondas por 30 segundos. Misture até estar bem diluído. Reserve.

Corte uma folha de nori em três pedaços. Dois retangulares de cumprimento médio e um retangular longo. Agora, faça dois recheios e uma pasta.

Misture o atum com maionese e cebolinha picada. Reserve.

Misture 1 colher de sopa de missô, um punhado de cebolinha picada e um pouco de saquê ou água. Apenas o suficiente para formar uma pasta. Cuidado para não ficar aguado.

Aqueça uma frigideira com um fio de óleo e adicione a posta de salmão. Tampe e deixe no vapor até que fique levemente dourado. Vire e repita o processo. Espere esfriar e desfie.

Leia também

5 tipos de onigiri nada básicos para se deliciar no Japão 

Onigiri de tapioca é lançamento exclusivo da Aeon 

Conheça a história do tradicional onigiri 

Montagem

Três formatos de onigiri

O segredo para fazer o onigiri está em molhar as mãos na água com sal para modelar o arroz japonês cozido e usar as mãos em concha. Você pode fazer o triângulo, formato oval achatado ou cilindro.

Passo a passo da montagem do onigiri

Salmão

Pegue quantidade de arroz que caiba em uma palma de sua mão e ao meio recheie com o salmão. Feche o bolinho e use as mãos em concha para fazer o formato triangular. Não aperte demais para deixá-lo fofinho ao morder.

Envelopando onigiri

Pegue a folha de nori retangular e envelope o onigiri, como na imagem acima. Corte o excesso se precisar.

Umeboshi

Pegue um pouco de arroz e misture com um umeboshi picado e sem semente em uma tigela. Agora, molhe as mãos na mistura de água com sal e molde em cilindro. Se preferir pode rechear ao invés de misturar no arroz. Use uma tira de nori retangular curta e enrole ao meio.

Atum com maionese

Recheie outra quantia de arroz com o atum com maionese e molde em formato circular achatado. Use a tira de nori retangular longa nas laterais em formato circular.

Grelhado com missô 

Yaki Miso

Agora, molde um onigiri em formato circular achatado, passe a pasta de missô dos dois lados.

Grelhado com shoyu

Yaki onigiri com shoyu

Molhe a mão com shoyu e molde um bolinho em formato triangular.

Agora, aqueça uma frigideira com um fio de óleo de gergelim. Grelhe os dois onigiris e pincele uma camada extra de shoyu no bolinho sem missô.

Grelhe em fogo baixo em panela antiaderente com óleo de gergelim até que eles fiquem dourados.

Receita de 5 tipos de onigiri

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link