10 dicas para melhorar no japonês rapidamente

Aprender e continuar dominando um novo idioma não é algo simples. Às vezes vemos alguém que está indo muito bem na classe, que parece saber todas as respostas, que tira notas boas… E podemos pensar: Ah, mas ele é descendente, por isso tem facilidade. Ah, ele é jovem e aprende fácil. Ele é estudante, não trabalha e tem bastante tempo livre para estudar e praticar…

As pessoas tendem a pensar também que para os que moram ou já moraram no Japão, aprender japonês se deu por um passe de mágica. De fato, alguns fatores – como aprender por imersão ou crescer ouvindo japonês porque a avó falava – contribuem sim. Mas não quer dizer que foi fácil.

Aprender e manter o conhecimento de mais de um idioma exige dedicação contínua. No meu caso, por exemplo, nos anos em que passei no Brasil continuei lendo e escrevendo em japonês, troquei muitas cartas com amigos e familiares do Japão, assistia filmes, procurava me manter em contato com a língua e praticar o máximo que podia. Eu poderia ter simplesmente ficado com preguiça e deixado pra lá.

Durante esse processo, o desânimo pode tomar conta quando não se vê evolução.

Mas existem pequenas ações que podem ser tomadas para que se continue no caminho e melhorando, e é sobre algumas dessas ações que vamos falar hoje neste artigo.

Para de fato evoluir, sugiro que anote essas dicas e vá colocando em prática uma de cada vez, até descobrir quais funcionam melhor para você.

1 – ORGANIZE-SE

dicas pare melhorar no japonês

Tenha um caderno só para os estudos do japonês e vá anotando tudo nele. Não é uma boa ideia anotar apenas no livro ou em folhas soltas que não serão encontradas depois.

Organização é fundamental para não se perder no processo; ter tudo registrado é útil para saber exatamente onde está e poder também revisar tudo o que já foi visto. Além disso, uma boa organização te manterá inspirado a estudar.

2 – TENHA METAS

As metas irão permitir que visualize claramente a evolução nos estudos. Elas deverão ser claras, mensuráveis, ter uma data para acontecer e você deve saber exatamente por que quer alcançá-las.
Alguns exemplos de metas bem definidas:

  • Saber ler e escrever 100 kanji até o final do ano
  • Passar no N4 do JLPT (Japanese Language Proficiency Test
  • Teste de Proficiência da Língua Japonesa)
  • Me apresentar em japonês de forma elaborada, sem gaguejar e sem precisar ler.

As grandes metas devem ser quebradas em pequenas metinhas, e quando você sentir que cumpriu aquela missão no dia ou naquela semana, ficará orgulhoso de si e se sentirá estimulado a continuar em frente.

Essas metas devem ser escritas e fixadas em um local visível para que todos os dias você lembre daquilo que quer e por que quer.

Sugestão para escrever suas metas:

Eu, __________________________ me comprometo a estudar japonês todos os dias durante ____________ minutos para que até _________ de 2020 consiga prestar o exame do JLTP e passar, pois quero aprender japonês para no futuro ganhar uma bolsa de estudos no Japão.

3 – ESCREVA

dicas pare melhorar no japonês

A melhor forma de avoluir em um idioma é mantendo um diário. Muita gente torce o nariz para o conceito de diário, pois acreditam que essa atividade é infantil e que não têm tempo para perder com “essas coisas”.

Mas nada disso, um diário adulto é o registro de sentimentos, reflexões e aprendizados em relação aos acontecimentos da vida. No caso do diário para idiomas, comece com frases simples, como o que comeu no dia, onde foi, com quem foi, o que achou, o que gostaria de fazer / comprar, etc. Pode ser até sobre o clima ou o tempo.

Não tem problema que sejam 1, 2 ou apenas 3 frases por dia. Antes de dormir, pegue o seu caderno e tente elaborar algumas frases.
Manter um diário irá estimular o raciocínio, ajuda no treino da escrita, na capacidade de elaborar frases e desenvolverá vocabulário.

4 – ASSISTA ANIMES, DORAMAS, FILMES

melhorar no japonês rapidamente

Há uma infinidade de opções disponíveis na internet hoje. Para quem tem preconceito com animes, saiba que existem diversas opções com temáticas para adultos e que são realmente muito bons. Os estudantes viciados em animes costumam ter ouvidos mais apurados e um vocabulário bastante extenso.

5 – USE AS REDES SOCIAIS

melhorar no japonês rapidamente

Siga no instagram, no facebook e no pinterest perfis de professores e escolas de língua japonesa que dão dicas sobre o idioma. É uma forma natural de se manter em constante contato com o idioma. Outra ideia é seguir japoneses, tentar ler a legenda deles, deixar comentários e interagir com outros seguidores do perfil.

O pinterest, ainda pouco explorado, possui muitos tesouros escondidos. Digite “japanese” no campo de pesquisa e descubra tabelas coloridas e didáticas de vocabulário, kanji, expressões e resumos de gramática.

6 – APLICATIVOS

dicas pare melhorar no japonês

Outra atividade lúdica para aproveitar o tempo no celular é o uso dos aplicativos. Use e abuse deles no transporte público, a caminho do trabalho ou escola,por exemplo, para estudar.

Existem diversos apps para todos os objetivos: Praticar leitura, estudar para o JLPT, treinar Kanji, treinar escrita do Hiragana e Katakana, de vocabulário….

Faça uma pesquisa e rapidamente descobrirá que é possível baixar vários desses aplicativos sem custo algum.

7 – PERGUNTE AO GOOGLE

melhorar no japonês rapidamente

Falando em pesquisa, perguntar ao google pode soar meio óbvio, certo? Mas é surpreendente a quantidade de estudantes que nunca cogitaram usar essa poderosa ferramenta.

Basta uma palavra chave e um clique para descobrir inúmeros vídeos, textos, discussões em fóruns e exercícios sobre o assunto buscado.

Além da pesquisa, aproveite o google tradutor (Já falamos dele aqui) para te auxiliar nos estudos! Falar em japonês com ele para verificar se sua pronúncia está ok e quando pensar em formular uma frase e não conseguir, tente em português no tradutor e veja como fica em japonês.

Sempre prestando atenção se faz sentido, de acordo com as estruturas que você já estudou nos livros didáticos e de gramática.


Leia também


8 – FALE CONSIGO MESMO

É pra falar sozinho? Isso mesmo. Papo de maluco? De jeito nenhum!

Para aprender a falar, é necessário falar. E na falta de uma pessoa com quem praticar todos os dias, o jeito é falar sozinho.

Uma ideia é quando estiver no chuveiro, fazer perguntas para si mesmo e responder EM VOZ ALTA. Dessa forma você faz o que precisa fazer (tomar banho) e aproveita para fazer o que gosta de fazer (falar japonês, pensar em japonês, treinar japonês…)

9 – FAÇA AULAS

melhorar no japonês rapidamente

Sim, é possível estudar sozinho e aprender sem necessariamente fazer um curso. Mas se puder, vale a pena investir em um curso.

Em sala de aula, você é forçado a usar o idioma; Você fica mais imerso, treina seu cérebro para pensar em japonês e de quebra conhece e faz amizade com pessoas que dividem as mesmas paixões e interesses que você!

10 – TENHA CORAGEM

O medo de errar pode paralisar pelo receio de ser julgado ou ridicularizado. Os iniciantes acabam se comparando e acreditam que ainda não são bons o suficiente para tentar conversar com alguém nativo, um professor ou até mesmo seus amigos.

Mas a verdade é que se fica bom quando se usa. Quanto mais usa, melhor fica.

Ter coragem é ir com medo mesmo. Se algo der errado no meio da conversa, basta perguntar o significado ou simplesmente dizer que não entendeu. A outra pessoa com certeza irá respeitar sua iniciativa e te ajudar. Se fizer bons amigos, vocês poderão corrigir um ao outro e se ajudar!

O primordial para melhorar no japonês é manter o contato com a língua e se manter ativo, fazendo pelo menos uma atividade no dia relacionado ao japonês, nem que seja por apenas 10 minutinhos. Bons estudos!

 

SOBRE A AUTORA 
TAINA ONUKI
Filha de mãe brasileira e pai japonês, morou no Japão durante 6 anos. Graduada em pedagogia, hoje mora em São Paulo onde dá aulas de Japonês na maior escola de língua japonesa da América Latina.
melhorar japones rapidamente
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link