Aprenda japonês: Sites para começar a praticar leitura hoje

A leitura é uma das maneiras mais eficientes de evoluir em qualquer idioma, e é  especialmente importante quando se trata de um idioma com a escrita tão diferente e distinta, como é o caso do japonês.

Aprender Hiragana, Katakana e Kanji pode parecer muito complicado no início, mas com a prática da leitura, essa parte se tornará cada vez mais natural.

A leitura ajuda a fixar o vocabulário e as estruturas gramaticais estudadas nos livros didáticos. Além disso, amplia o repertório de palavras e frases do idioma, e lembrar dessas palavras torna-se mais fácil pois com a leitura é possível fazer associações com os conteúdos estudados e com a própria experiência de vida.

A melhor parte é que pode ser de graça! Então, para aqueles que desejam melhorar efetivamente, é recomendável que tire um tempo todos os dias para praticar a leitura.

Não precisa ser perfeito. Às vezes deixamos de fazer algo por acharmos que não temos tempo;  mas lembre -se que 5 minutos todos os dias é mais do que nada!

Aqui está uma seleção de ótimos sites completamente gratuitos e divididos em níveis para começar a praticar hoje mesmo.

NÍVEL INICIANTE

Estórias Infantis Tradiconais Japonesas

aprenda japonês

Livros de estórias infantis podem ser ótimos aliados dos estudantes iniciantes. Nesse site estão disponíveis estórias tradicionais infantis (do Japão), então além de ler, é possível conhecer um pouco mais sobre essa parte da cultura.

Os textos estão divididos de acordo com as páginas do livro e abaixo do texto há a tradução (em inglês).

Cos ComNews

aprenda japonês

Contém algumas notícias curtas e simples, de fácil compreensão para os iniciantes. A notícia mais recente de cada sessão fica disponível no topo da página, e para acessar os arquivos mais antigos é necessário se tornar membro pagante.

Você pode ouvir as sentenças em japonês

O legal desse site é que também está disponível o áudio da notícia e abaixo do texto está cada frase do texto e o  significado do vocabulário.

WatanocC

aprenda japonês
Ao acessar o site vá até o menu do rodapé e selecione “Hello everyone!” para aparecer o menu traduzido

Um ótimo site! Com um visual muito bacana, funciona como uma revista eletrônica que contém diversos artigos sobre assuntos distintos, e divididos por categoria. Há também a opção de selecionar os artigos por nível do Teste de Proficiência da Língua Japonesa (Tem artigos de N5 até N3).

Ao passar o cursor do mouse pelas palavras, uma janelinha se abre com o significado e uso de cada uma delas.

Na parte de にほんご do menu há quizes para responder, brincar e praticar a língua ao mesmo tempo.

NÍVEL INTERMEDIÁRIO

Matcha

aprenda japonês
Vá até o rodapé do site e clique em やさしい日本語

Matcha é uma revista eletrônica sobre viagem e cultura japonesa.Os artigos são escritos em Kanji, mas com furigana (um tipo de “legenda” da leitura dos kanji) caso escolha a opção やさしい日本語(やさしい にほんご / Yasashii Nihongo / Japonês simples) no rodapé da página.

Para quem domina o inglês, uma ideia é ler os mesmos artigos em inglês depois e verificar o que compreendeu. É necessário um pouco de atenção pois em alguns casos a tradução está ao pé da letra e acaba não fazendo sentido.

Wasabi (Mangá)

aprenda japonês

É o objetivo de muitos estudantes da língua japonesa conseguir ler um mangá, mas em muitos casos não é tão fácil e uma ajuda cairia bem, não é mesmo?

Nesta página está disponível o mangá best seller ブラックジャックに よろしく (Burakku Jakku Ni Yoroshiku /  Mande lembranças a Black Jack) online e com opção de baixar em pdf para ler offline.

Ao clicar na imagem do mangá uma janela se abre para leitura; Na página do próprio site estão os trechos do mangá com furigana, e explicações sobre vocabulário, gramática, expressões e estruturas de frase. (Em inglês)

NHK News Web Easy

aprenda japonês

NHK é o principal canal de notícias do Japão e para a alegria dos estudantes, existe a versão simplificada das principais notícias do dia. Direcionado para crianças e estudantes estrangeiros, os artigos contém furigana e definição das palavras ao rolar o cursor do mouse sobre elas. Em muitos deles há também vídeos da notícia disponíveis. Para quem gosta de saber o que acontece no mundo, essa página é uma excelente opção.

NÍVEL AVANÇADO

Para quem chegou no nível avançado, é recomendável utilizar material direcionado para nativos japoneses, e não para estudantes do idioma. Se o objetivo é a fluência, nada mais natural do que estar em contato com a linguagem utilizada no dia a dia pelos nativos.

Pense no que gosta de ler em português e encontre a versão japonesa disso! Quanto mais prazerosa for a leitura, mais você vai ler e consequentemente aprender. Além disso, o vocabulário relacionado a seus hobbies e interesses aumentará consideravelmente.

Aqui estão algumas sugestões, separadas por assunto:

Notícia

  • NHK – A versão “adulta” do principal canal de notícias do Japão.
  • Asahi Shinbun – Jornal japonês

Livros

  • Aozora Bunko –  Site de livros digitais para os quais os direitos autorais estão expirados.

Social

  • Ameblo – Plataforma de blogs pessoais, no estilo blogger e wordpress. Para encontrar um blog que trate de um assunto do seu interesse, basta clicar na categoria desejada ou pesquisar por palavras-chave.

Mangá

  • Comic Walker  – Mangás da editora Kadokawa. Há a opção de ler online ou pelo app.

Outros

  • BuzzFeed Japan  – Você provavelmente conhece este! Assuntos cômicos e interessantes encontrados pela internet afora.

Leia também


Conhece / utiliza algum outro site para praticar? Compartilhe com todo mundo nos comentários! E boa leitura!

 

SOBRE A AUTORA 
TAINA ONUKI
Filha de mãe brasileira e pai japonês, morou no Japão durante 6 anos. Graduada em pedagogia, hoje mora em São Paulo onde dá aulas de Japonês na maior escola de língua japonesa da América Latina.
aprenda japones web
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link