Essa receita de salada em rolinho é uma mistura das culinárias vietnamita e tailandesa com a japonesa. O segredo principal está no papel de arroz. Ele é fino e sem sabor, mas quando umedecido fica transparente.
Receita de salada em rolinho
O legal dessa salada é que você pode montar a sua seleção de vegetais, folhas e saladas de sua preferência, assim como usar diversos complementos de acordo com o que tiver disponível.
Prática e flexível é uma excelente opção para deixar pronto na geladeira e experimentar com vários molhos. Vamos ensinar duas opções japonesas, uma mais cremosa e outra tradicional.
O papel de arroz pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos orientais. No bairro da Liberdade em São Paulo-SP tem.
Ingredientes
10 camarões médios a grandes;
Vagem;
Cebolinha;
Folhas de hortelã;
Coentro;
Folhas de papel de arroz;
Molhos
10 gramas de pasta de missô;
10 gramas de maionese;
8 colheres de sopa de óleo vegetal ou azeite;
4 colheres de sopa de vinagre de arroz;
2 colheres de sopa de shoyu;
1 colher de sopa rasa de sal;
Pimenta preta a gosto;
1/2 colher de sopa de açúcar;
Modo de preparo
Ferva água com sal a gosto para cozinhar os camarões limpos até que eles fiquem rosados. 2 a 3 minutos são suficientes. Tome cuidado para não passar do ponto e eles ficarem borrachudos. Faça o mesmo com a vagem.
O papel de arroz deve ser mergulhado em água fria potável por alguns segundos até ficar maleável. Coloque o papel por cima de um pano limpo, papel toalha ou recipiente liso e monte os ingredientes.
Coloque vagem, camarão, cebolinha, hortelã e coentro a gosto. Enrole e feche as pontas até formar um rolinho.
Para fazer o molho cremoso misture a maionese com a pasta de missô. Para fazer o tradicional é só misturar o óleo, vinagre, shoyu, sal, pimenta e açúcar.
Sirva-os junto com os rolinhos de forma separada e individual, pois a dica é mergulhar os rolinhos direto nos molhos.