Yoshoku: seis pratos ocidentais reinventados pelos japoneses

As comidas no Japão são divididas em dois tipos: washoku e yoshoku. Yoshoku é a comida ocidental e washoku é a japonesa.

Esses termos são comuns desde a abertura do país na Era Meiji (1868-1912) e os ingredientes e pratos ocidentais foram incorporados na dieta japonesa com adaptações.

Hoje, vamos conhecer seis pratos com influências ocidentais, mas já estão enraizados na cultura japonesa.

Quem ficar com vontade de fazer, já ensinamos algumas receitas por aqui e ao final do texto vamos colocar os links.

1. Karê

Karê

Kareirasu, karê, raisu karê, kare ou arroz de curry. Essa preparação tem o ingrediente curry originário da Índia, mas que virou receita tradicional japonesa.

Trazido pelos britânicos nos navios por volta de 1800, era considerado uma especiaria no começo e logo se popularizou pelo resto do país.

É feito com batatas, cenouras, carne e cebola. Era uma comida fácil de fazer nos navios e uma das preparações favoritas do Imperador Emérito Akihito.

2. Hambagu

Hambagu

O hambagu é uma preparação derivada do hambúrguer americano e um dos mais famosos yoshoku.

Só que no Japão não é servido com pão em forma de lanches, mas é um complemento do arroz do dia a dia. Basicamente é feito com ovos, farinha de pão panko, cebola e carne moída. É servido com arroz, salada e vegetais.

3. Omurice

Omurice

Omelete recheado com arroz refogado com frango servido com ketchup. É outra preparação que entrou no cardápio dos japoneses e existem vários estilos no país.

4. Napolitan

Napolitan

Esse macarrão foi batizado com influências da região de Nápoles e é feito com molho de tomate, pimentão verde, cebola, cogumelos, linguiça e bacon. Simples e gostoso.

5. Doria

Doria

Essa é a versão japonesa do gratinado e foi levado ao Japão por um chef francês em 1930. Lá, a batata foi substituída pelo arroz.

O arroz é usado de base e coberto por molho bolonhesa ou frutos do mar e arrematado com queijo. É assado no forno e pode ser facilmente encontrado no menu de restaurantes no Japão.

6. Korokke

Korokke

É uma versão do croquete francês, é feito com batatas, carne e vegetais. A massa é empanada em farinha panko e frito até ficar crocante por fora e macio por dentro. É uma delícia e serve de acompanhamento ou como lanche rápido.

Leia também e aprenda a fazer

Yoshoku

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link