O okonomiyaki é uma das receitas tradicionais japonesas mais conhecidas. Além disso, é muito fácil de encontrar esse prato em qualquer lugar.
Seja em restaurantes ou em barracas de rua, é muito fácil de encontrar um okonomiyaki, e sempre estarão vários japoneses e turistas saboreando essa deliciosa comida.
Assim, agora você não precisa mais ir até o Japão para comer o okonomiyaki.
O que é o okonomiyaki?
O okonomiyaki pode ser considerado um grande omelete japonês. Entretanto, ao contrário do que os brasileiros estão mais acostumados, o recheio não é de queijo e presunto.
Assim, esse prato ganha muito mais sabor porque pode ser composto por muitos itens, por exemplo, frutos do mar.
Além disso, nem todo okonomiyaki é igual. Existem, basicamente dois tipos: o de Osaka e o de Hiroshima.
Sendo assim, a maior diferença entre eles, é que na versão de Hiroshima ele é feito em camadas e também contém macarrão. Já na versão de Osaka, que é a mais famosa pelo Japão, os ingredientes são todos misturados e não há macarrão.
Leia também:
- Como fazer receita de okonomiyaki de Hiroshima;
- Comidas tradicionais: conheça os tipos de okonomiyaki no Japão;
- OKONOMIYAKI: Osaka vs Hiroshima.
Receita de okonomiyaki para fazer em casa
Ingredientes
- 4 ovos;
- 100 gramas de farinha de trigo;
- 1 repolho cortado em tiras finas como se fosse para salada;
- 10 gramas de dashi (facilmente comprado em lojas de produtos orientais);
- 1/2 cebola cortada em meia lua;
- cebolinha a gosto;
- camarão a gosto;
- cenoura ralada (opcional);
- lula (opcional);
- camarão (opcional);
- bacon (opcional);
- maionese;
- óleo;
- molho para okonomiyaki (facilmente comprado em lojas de produtos orientais);
- katsuo bushi (raspas de bonito seco, encontrado em lojas de produtos orientais);
- e qualquer outro recheio que quiser.
Modo de preparo
Antes de mais nada, separe uma frigideira plana e grande. O mais indicado seria que você tivesse uma chapa, caso não a tenha, improvise com a frigideira, pode ser necessário mais de uma.
Assim, em seguida, misture os ovos com o repolho. Depois, adicione a farinha. Entretanto, a massa não deve ficar muito grossa, mas sim, ter a textura um pouco mais grossa que um omelete.
Em seguida, adicione o tempero dashi. Nesse momento, você deve colocar os acessórios que quiser, por exemplo, pode por bacon com camarão, lascas de salmão, o que achar melhor.
Somente depois, coloque um fio de óleo de uma frigideira e deixe aquecer. Leve a mistura à frigideira e deixe em fogo baixo, pois todos os ingredientes precisam cozinhar.
Assim que estiver pronto, leve a um prato e faça a cobertura. Inicialmente, faça linhas com a maionese e depois linhas com o molho de okonomiyaki, formando assim vários quadradinhos. Jogue por cima o katuo bushi e a cebolinha cortada.
E, por fim, basta apreciar essa receita tradicional do Japão. Corte em pedaços menores para compartilhar com seus familiares e visitas.
Além disso, lembre-se, você sempre pode inovar no recheio e inventar novos sabores! E, obviamente, não se esqueça de fazer ótimas fotos e postar em suas redes sociais esse incrível prato da culinária japonesa.