Conhece a Wakame? Veja mais sobre essa alga japonesa extremamente nutritiva

Wakame é uma alga muito consumida no Japão, principalmente nas saladas.

Mas também é possível comer essa alga pura, temperada somente com sementes de gergelim, que é uma das maneiras que ela é mais consumida.

Existem muitas opções para consumir essa alga, ela é muito versátil e muito saborosa. Se você já está acostumado a comer a nori, alga utilizada para fazer sushi, não pense que o sabor será igual, mas saiba que é extremamente saboroso.

Propriedades da Wakame

A Wakame é uma alga extremamente nutritiva, por conta disso, é utilizada por várias pessoas para atingir diferentes objetivos.

Por exemplo, ela é um ótimo ingrediente para as pessoas que estão em busca de perda de gordura corporal adicionarem às suas dietas. Isso porque, além de ser um alimento com baixo índice glicêmico e calórico, ela também é cheia de proteínas, o que ajuda na sensação de saciedade.

Por conta desse alto índice de proteínas, a Wakame também é ótima para pessoas que fazem dietas mais restritivas, como vegetarianos e veganos. Essa alga é ótima para que não exista nenhuma defasagem nutricional para essas pessoas.

Somado às proteínas, a composição desta alga também é recheada de nutrientes, como vitaminas e sais minerais. Podemos encontrar nela, o ferro, o potássio, o cálcio, entre outros. Todos esses elementos são fundamentais para manter a saúde em dia.

Em relação às vitaminas, você poderá encontrar a A, complexo B e também C. Ou seja, essa alga com certeza faz parte daqueles que podem ser considerados como super alimentos por fazer tão bem à saúde e de maneira extremamente natural.


Leia também:


Como os japoneses consomem a Wakame?

As algas são vastamente consumidas no Japão em suas mais variadas formas. No ocidente, normalmente conhecemos mais a nori, que é a alga que vai no temaki.

Entretanto, os japoneses não consomem somente temakis ou sushis, mas no seu dia a dia, a wakame também faz parte da culinária.

Um dos momentos em que os japoneses consomem essa alga, por exemplo, é no missoshiru, a sopa de pasta de soja (missô).

Assim, pode-se dizer que praticamente todos os dias os japoneses tomam essa sopa e, portanto, também comem essa alga tão nutritiva. Vai ver que está aí mais um dos segredos para os japoneses viverem tanto e serem tão saudáveis.

Mais curiosidades sobre a wakame

wakame possui um sabor mais adocicado quando consumida sozinha.

No Japão, essa alga é produzida e consumida há muitos séculos. Até a década de 1980, a alga só era produzida no país, entretanto, agora ela também é produzida na França.

Hoje em dia é uma alga conhecida pelo mundo inteiro, entretanto, por muito tempo ficou restrita a somente o país.

Na medicina tradicional, essa alga é indicada para pessoas que precisam fazer algum tratamento de sangue que envolva a sua purificação e também para melhorar a qualidade dos cabelos.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link