Receita: deliciosa sopa de cenoura e miso para turbinar a imunidade

Com o tempo frio, uma sopa de cenoura e miso quente e nutritiva é uma ótima pedida para nos mantermos saudáveis e longe de gripes e resfriados. Além dos dois ingredientes estrela, a adição de gengibre, alho e cebola nesta receita ajuda a aumentar ainda mais a imunidade.

A cenoura é rica em beta-caroteno, um poderoso antioxidante que se converte em vitamina A no organismo, e entre seus benefícios estão o combate aos radicais livres, o estimulo do sistema imunológico, a redução do risco de alguns tipos de câncer, além de combater a chamada cegueira noturna e ser ótimo para a pele!

Já o miso (ou missô), velho conhecido dos amantes de culinária japonesa, é rico em proteínas, cálcio, aminoácidos e vitaminas do complexo B. Ele ajuda a desintoxicar o corpo e melhora a digestão graças a sua cultura de bactérias benéficas ao intestino.

A receita é vegetariana, mas se quiser turbinar com algum tipo de carne, fica a seu critério.


Leia também


Vamos aos ingredientes?

(serve 2 como prato principal ou 4 como acompanhamento)

– 800g de cenoura
– 1 colher de óleo vegetal (preferencialmente óleo de côco ou azeite de oliva)
– 1 cebola picada
– 4 dentes de alho amassados
– 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
– 500ml de caldo de legumes ou água
– 2 1/2 colheres de sopa de pasta de soja (miso) branca
– Sal e pimenta do reino a gosto
– Óleo de gergelim (para regar a sopa depois de pronta, antes de servir)
– Cebolinha verde (para decorar)

Modo de preparo:

1. Descasque as cenouras e as corte em rodelas finas.

2. Em uma panela de tamanho médio, adicione o óleo vegetal, a cebola picada, o alho e as cenouras e refogue-os em fogo médio até que as cebolas fiquem translucidas (cerca de 5 a 10 minutos).

3. Em seguida, adicione o caldo de legumes e o gengibre, tampe a panela e deixe cozinhar até que as cenouras fiquem macias (cerca de 10 minutos). Mexa ocasionalmente para não queimar o fundo da panela.

4. Use um mixer (ou liquidificador) para triturar tudo e deixar a sopa homogênea.

5. Em uma tigela separada, adicione então o miso e 1/2 xícara da sopa recém batida. Mexa bem até dissolver o miso. Adicione essa mistura de volta à sopa e mexa até que tudo fique bem misturado.

6. Adicione a pimenta do reino e corrija o sal se necessário.

7. Sirva em prato fundo ou tigelas. Para uma boa finalização, regue a sopa com um fio de óleo de gergelim e decore com a cebolinha picada.

Observações importantes:

– Não leve a sopa de volta ao fogo após adicionar o miso. O miso é uma pasta fermentada, portanto contém uma cultura viva de bactérias. Matar os microrganismos anulará os benefícios ao sistema digestivo.

– Você pode substituir o miso branco por outras variedades de miso, no entanto, o miso branco é mais suave e doce.

Fonte: SavvyTokyo

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link