Conheça a história por trás do logo postal japonês

Se você mora no Japão, certamente já viu isso antes. É um símbolo que se parece com a letra T maiúscula, mas com uma linha horizontal adicional acima: . Conhecida como marca postal (yubin kigo), é o logo que representa o sistema postal japonês.

Apesar do declínio no envio de cartas, o sistema postal ainda faz parte da vida no Japão, pois também oferece serviços bancários e outros serviços financeiros e o 〒 aparece em caixas postais e caminhões de entrega.

O logo postal em um carro de entrega

A história do logo postal japonês

A história de como o 〒 surgiu data de 1871, quando o Japan Post começou a operar como uma organização. Desde o início, um logotipo não existia e, em vez disso, eles eram simplesmente representados pelos caracteres 郵便 (yubin, serviço postal).

Mas, por volta de 1877, um círculo vermelho com uma linha em negrito começou a ser usado. Foi adotada como marca postal oficial em 1884 através de uma ordem administrativa do Grande Conselho de Estado.


Leia também


O logo postal original (1877 – 1887)

Em 1885, o agora extinto Ministério das Comunicações e Transportes (逓信, teishinshou) é formado e eles assumem todos os assuntos postais. Seu primeiro ministro foi Enomoto Takeaki, um samurai e almirante que havia lutado contra o novo governo Meiji, perdido e preso, mas depois perdoado.

Então, apenas 3 anos após a primeira marca ser oficializada, um novo símbolo foi anunciado. Em 8 de fevereiro de 1887, foi anunciado que o T seria o novo logotipo. Dias depois, em 14 de fevereiro, foi feito um novo anúncio de que 〒 era o símbolo oficial. Vários dias depois, uma explicação foi dada, citando que T foi publicado por engano e deveria ter sido 〒.

Cartão postal com postagem insuficiente marcado com um “T”

Não está claro o que levou a essa série de contratempos, mas para resumir as várias teorias, o T original provavelmente foi retirado da primeira letra do nome do ministério: Teishinshou. No entanto, isso foi problemático por vários motivos. Era muito simples e, mais importante, a letra T já era um código postal universalmente aceito por postagem insuficiente. Então o T precisava ser mudado.

A empresa de transportes NYK (Nippon Yusen Kaisha)

Uma teoria que explica como T se tornou 〒 é que o logotipo da empresa de transporte NYK (Nippon Yusen Kaisha), fundada em 1885, tinha duas linhas vermelhas em negrito. De acordo com pesquisadores deste programa de curiosidades japonês, o símbolo foi interpretado como um trocadilho: ni-hon significa 2 linhas, mas também pode significar Nihon (Japão). Mas a NYK alega que as linhas representam ambições de atravessar o planeta, e não um trocadilho. E assim o conceito foi cooptado pelo ministério para criar 〒, que permaneceu e agora é usado há mais de 130 anos.

Fonte: SpoonTamago

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link