Conheça Tatsuo Horiuchi, o japonês aposentado que pinta no Excel

Para Tatsuo Horiuchi, um aposentado de 79 anos que vive em Nagano, Japão, o programa Microsoft Excel, que vem pré-instalado na maioria dos PCs, não serve para análise financeira ou contabilidade, mas sim para fazer belíssimas pinturas do Japão em suas quatro estações.

Um dia Horiuchi pensou “Como posso pintar usando meu computador?”. Ele queria pintar de uma forma que não precisasse gastar dinheiro com qualquer tipo de material, ter que preparar tinta, etc. Foi então que escolheu o Excel, por ser uma ferramenta barata e relativamente simples de operar.

“Eu estabeleci uma meta”, diz Horiuchi, que começou a pintar no Excel em 2000, “em 10 anos, queria pintar algo decente que pudesse mostrar às pessoas”. E ele certamente alcançou esse objetivo. Hoje, ele pinta paisagens japonesas elaboradas usando ferramentas vetoriais simples no Excel.

Desde 2013, o site Spoon & Tamago trabalha com Horiuchi produzindo e vendendo impressões em edição limitada de suas fantásticas paisagens panorâmicas que capturam uma profunda apreciação pelas quatro estações do Japão. Suas obras são de uma sensibilidade impressionante e riquíssima em detalhes. Confira abaixo algumas das obras deste artista incrível e em seguida assista ao vídeo de apresentação dele e de sua obra feita pelo canal Great Big Story, no Youtube.


Leia também


Koinobori com flores de cerejeira

No Japão, 5 de maio é o Dia das Crianças (do meninos), um feriado nacional quando os koinobori (bandeiras e serpentinas em forma de carpa) são içados.

Senhora com guarda-sol na lagoa de Mishaka

Mishaka-ike, cidade de Chino, é uma das jóias naturais escondidas de Nagano e serviu de inspiração para muitos artistas ao longo dos anos.

Vista de Tomonoura

Vista sobre a baía de Tomonoura em Hiroshima, como se vista do templo budista de Fukuzenji.

Vídeo de Tatsuo Horiuchi no Youtube

Fontes: Spoon&Tamago, GreatBigStory

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link