Kaiseki, a elegância em uma refeição japonesa

Kaiseki faz parte da culinária japonesa. Entretanto, não é como qualquer outra comida japonesa, ela é muito mais elegante e é uma refeição.

Por conta disso, essa refeição costuma a ser mais cara do que o normal e também só é possível de encontrar em lugares mais elegantes.

Veja aqui algumas das características dessa refeição, aprenda também sobre a culinária japonesa e sua cultura.

O que é o kaiseki e sua história

Anteriormente, o kaiseki era um banquete feitos pelos monges japoneses. Entretanto, com o passar do tempo essa refeição foi absorvida na tradicional cerimônia do chá.

Porém, a principal característica ainda se manteve, que era de ser elegante, se manteve durante essa transição. Dessa maneira, essa caraterística se permanece até hoje, mas não está mais restrita aos monges ou a cerimônia do chá.

Hoje, em muitas vezes em que se vai comer o kaiseki, existe até mesmo um quarto onde a refeição será feita. Dessa maneira, não é somente a comida, mas toda a experiência que está incusa nessa refeição.

Por conta disso, os valores podem ser muito mais altos. Entretanto, os valores podem sofrer alguma alteração para mais baixo caso se compre uma marmita ou a refeição não seja feita em um quarto especial.


Leia também:


Um kaiseki casual

Sendo assim, não é preciso ser um monge budista para experimentar essa deliciosa refeição. É possível encontrá-la nos restaurantes ou nos ryokans, que são hotéis japoneses tradicionais.

No caso das refeições mais casuais, os pratos que fazem parte da refeição são organizados cuidadosamente. Até mesmo a louça é escolhida com cuidado para que tudo combine da melhor maneira possível.

Portanto, não pense que o kaiseki será servido em pratos de plástico ou descartáveis, mas sim em uma cerâmica que também faz parte.

Podemos destacar o obento, como uma certa maneira de kaiseki, entretanto, isso só pode ser comparado porque as poções são divididas. Mas em questão de elegância e preço, não há comparação.

O que tem de diferente no kaiseki?

Você pode estar se perguntando, afinal de contas, o que faz o kaiseki ser tão caro? Qual o seu diferencial para ele ser tão apreciado?

Isso se deve também aos sabores que estão envolvidos nessa refeição. Eles também devem ser pensados.

As porções de cada comida são pequenas e pensadas para uma pessoa. Mas, nessa pequena porção há uma mistura de textura, de aparência, de cores e de sabores de cada ingrediente.

Sendo assim, não se pode dizer que é uma mistura qualquer, mas tudo é cuidadosamente pensado e são inúmeros pratos que são servidos em uma determinada sequência para aquele que estiver comendo ter uma experiência completamente diferente do que espera.

Cada ingrediente ainda varia de acordo com a estação, dessa forma, não há como ser algo que já está maduro demais ou que é industrializado.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link