Saiba o que é o doce Youkan e aprenda a fazer!

Youkaé um dos doces mais tradicionais do Japão. Além do seu sabor muito agradável, ele faz uma ótima combinação com chá verde, que costuma a ser mais amargo.

Ele é feito de uma geleia de agar (uma gelatina de alga marinha) junto com a tradicional pasta de feijão azuki. É possível comprar esse doce com muita facilidade no Japão e até mesmo em lojas especializadas em produtos orientais que existem no Brasil.

Cada local do Japão também possui a sua própria receita de Youkan, podendo fazer com diferentes recheios.

Veja nesse artigo mais curiosidades sobre o doce e aprenda a fazer!

Os tipos de Youkan

Sendo assim, existem alguns tipos de Youkan que se pode encontrar com maior facilidade na culinária japonesa.

Dessa maneira, eles podem ser neri youkan on mizu youkan, sendo que o segundo possui mais água em relação ao primeiro. Além disso, o mizu yokan é resfriado para se comer nos dias quentes do verão.

Somado a isso, os tipos deste doce também podem variar de acordo com o feijão com que são feitos. Portanto, podem ser tanto de azuki, que é o doce de feijão e de cor mais marrom, e o shiro an, que é um arroz mais branco. No caso desse último, o doce acaba tendo um sabor mais suave.

Portanto, como os doces feitos com o feijão branco não possuem uma cor chamativa, uma das maneiras de trazer cor a eles é com o matcha, que também traz um ótimo aroma.

Assim, ainda é possível que ele seja aromatizado com outros sabores para ter diferentes cores, como batata-doce.


Leia também:


Receita de Youkan 

Ingredientes

  • 2 xícaras de feijão azuki;
  • 3 1/2 xícaras de açúcar;
  • 1 colher de sobremesa de agar-agar;
  • 2 colheres de água fria para dissolver o agar-agar.

Modo de preparo

Inicialmente, dissolva o agar-agar. Depois, cozinhe o feijão azuki por 20 minutos em pressão. Após cozido, bata o feijão juntamente com um xícara do caldo do cozimento.

Em uma vasilha, junte o azuki batido e 3 xícaras de açúcar, e 1 pitada de sal. Leve a uma panela e ao fogo, quando começar a ferver, mexa sem parar até que tenha uma consistência mais firme em que será possível enrolar esse doce. Algo semelhante a quando se faz brigadeiro no Brasil, deixe também começar a descolar do fundo.

Em seguida, leve ao fogo três colheres de sopa de água, o agar agar e 1/2 xícara de açúcar. Mexa bem até dissolver o açúcar. Quando estiver dissolvido e aquecido, adicione a mistura de azuki.

Assim, continue mexendo por cerca de 10 minutos. Em seguida, apague o fogo e coloque em um recipiente que seja retangular e pequeno para que você possa dar a forma que desejar com maior facilidade.

Por fim, deixe esfriar bem, por cerca de 1 hora em temperatura ambiente e mais 4 horas na geladeira. Depois estará pronto e você poderá fazer os pequenos pedaços e comer tomando um saboroso chá verde.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link