Veja a história do pão no Japão, presente no país desde o século XVI

O pão no Japão hoje em dia se tornou um alimento muito apreciado. Entretanto, são poucas as pessoas que conhecem a sua história.

Muitas acreditam que o pão só chegou no país depois do século XX ou após II Guerra Mundial com a ocupação dos Estados Unidos da América.

Entretanto, o pão é um alimento conhecido por ali desde o século XVI, quando os portugueses chegaram por lá. Veja nesse artigo mais informações sobre o assunto e conheça mais da história do país.

Pão no Japão e os portugueses

Assim como aconteceu no Brasil, os portugueses chegaram no Japão no século XVI. Entre eles estavam missionários e também comerciantes.

Entretanto, os japoneses não foram tão receptivos quantos os indígenas que estavam na terra que depois foi nomeada de Brasil.

O que aconteceu foi que o cristianismo foi rapidamente banido já no século XVII e passou a ser perseguido. Aqueles que cultuassem o cristianismo eram fortemente perseguidos e torturados. Diante disso, muitos padres morreram e os missionários também acabaram indo embora do país.

Como desdobramento das perseguições, os pães que também eram feitos por esses portugueses também acabou sendo banido e proibido.

Mas o termo já fazia parte do vocabulário dos japoneses como pan, derivado da palavra pão.

Com o tempo, o pão voltou à culinária japonesa e afirma-se que o primeiro japonês a preparar um foi Egawa Hidetatsu, somente no ano de 1842.

Mas, sua receita só veio a se popularizar mesmo com a Era Meiji, conhecida pela abertura dos portos japoneses e com o aumento da circulação de não japoneses pelo país.


Leia também:


anpan, o pão no Japão mais antigo

Uma receita tradicional japonesa de pão é o anpan. Normalmente, ele pode causar um certo estranhamento para os ocidentais, já que o seu recheio é de feijão. Entretanto, é um dos pães que os japoneses mais apreciam.

É possível encontrá-lo com muita facilidade em qualquer padraria pelo país.

Diga-se de passagem, as padarias japonesas são outra atração. Os pão são maravilhosos, nem mesmo parece que essa comida já foi algum dia proibida no país.

Como esse pão foi inventado na virado do século XIX para o XX e por rapidamente ter se tornado famoso entre os japoneses, até mesmo o Imperador Meiji chegou a comê-lo.

Existem muitos outros pães que são muito famosos e foram inventados no Japão, como o meron pan, um pão com uma casca de açucar e bem doce. Também existe o karê pan, que é um pão frito e com recheio de karê japonês, ou curry japonês.

Todos esses são muito consumidos no país e podem ser comprados com facilidade.

Hoje em dia, mesmo que uma pessoa tenha medo da comida japonesa, achando que só terá sushi e sashimi, irá se surpreender com os deliciosos e famosos pães que são feitos no país.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link