5 alimentos tradicionais não saudáveis na culinária japonesa

Sempre escutamos que no Japão se come muito bem, entretanto, existem muitos pratos e alimentos tradicionais não saudáveis na culinária japonesa.

Isso tem se tornado um problema tanto para o governo como para a população em geral, pois os índices de problemas de saúde por conta desses alimentos tem aumentado cada vez mais.

Assim, apresentamos uma lista aqui de alimentos que não são tão saudáveis como o restante da culinária japonesa e que você deve evitar. E, quando comer, pois são deliciosos, tente comer com moderação para não consumir gordura e sódio em excesso.

Os alimentos não saudáveis da culinária japonesa

Assim como em toda culinária, há sempre alguns pratos que não são tão saudáveis. Entretanto, muitas vezes esquecemos que o mesmo acontece com a culinária japonesa.

Afinal de contas, construiu-se um verdadeiro mito de que no Japão as pessoas comeriam somente coisas saudáveis. Mas, isso não é completamente verdadeiro. Apesar dos japoneses terem uma alimentação mais equilibrada do que boa parte do mundo, existem muitos pratos que não são saudáveis.

E, estamos falando não apenas dos pratos que são industrializados, mas também os pratos considerados como mais tradicionais.

Assim, veja aqui uma lista dos 5 pratos que estão presentes no cotidiano dos japoneses mas que trazem alguns elementos que podem fazer muito mal à saúde, ainda mais quando ingeridos em excesso.

Tempurá

Assim como qualquer outra fritura que se como em qualquer lugar do planeta, no tempurá há um alto índice de gordura. Portanto, pode levar ao desenvolvimento de inúmeras doenças.

Outros pratos japoneses que são tradicionais como o katsudon e o karaague também devem ser evitados por esses mesmos motivos.

Misoshiru

O misoshiru é feito a partir de uma pasta de soja, conhecida como missô. Entretanto, essa pasta é cheia de sal, ou seja, possui muito sódio.

Assim, como os japoneses consomem esse alimento quase todos os dias, ele tende a fazer muito mal a longo prazo, podendo levar ao desenvolvimento de hipertensão.

Karê

Este prato chegou no Japão vindo da Índia e tornou-se um dos favoritos dos japoneses. Porém, ele é feito a partir de um curry altamente industrializado, cheio de gordura e sal.

Logo, é uma combinação bomba para a saúde de qualquer pessoa. Além disso, é possível comprar o karê já pronto, ele vem em saquinhos que basta apenas esquentar no microondas, esses possuem ainda mais sódio e gordura.

Logo, mesmo sendo um alimento muito tradicional no país, ele faz muito mal aos japoneses.


Leia também:


Tsukemono

Esse prato pode ser definido como o picles japonês. Normalmente, é feito de rabanete, em tese, um alimento saudável.

Entretanto, ao passar pelo processo para virar um picles, ele acaba adquirindo muito sódio. Outro problema em decorrência desse alimento é que ele é duro e, quando não mastigado corretamente e consumido por anos, pode causar câncer de estômago.

Sushi

Ao contrário do que muitos pensam, o sushi pode sim ser considerado uma das comidas que não são tão saudáveis.

Isso porque, sua receita leva altas quantidades de açúcar e também de vinagre. Em relação a esse último item, aumenta-se em muito a quantidade de sódio.

Além disso, sempre que se come sushi, usa-se o molho shoyu, que é alto em sódio também. Logo, ele pode levar a um aumento inesperado da pressão arterial.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link