Dia do Tofu: conheça essa data e como os japoneses amam esse versátil alimento

O dia do tofu é uma data para comemorar essa comida tão saboreada no Japão.

Afinal de contas, como se sabe, o tofu é um alimento que está presente em muitas refeições do japonês. Além disso, ele também está presente na culinária há séculos.

Sendo assim, nada mais correto o que celebrar essa deliciosa comida separando um dia do ano em especial.

O Dia do Tofu no Japão

A sua data oficial é em 8 de outubro, mas é comemorada somente no Japão. Afinal de contas, o tofu é um grande símbolo da culinária japonesa e está presente até mesmo em animes e filmes do país.

Além disso, está até mesmo presente em camisetas, sacolas, blusas, chaveiros e outras lembranças que podem ser adquiridas no país.

Sendo assim, nada melhor do que ter uma data para comemorar essa comida!

Este alimento também é uma tradição muito antiga no Japão, ele foi importado da China e foi aprimorado o seu método de produção no país.

Hoje em dia, o tofu pode ser consumido de diversas maneiras no Japão e há lugares que são muito reconhecidos por conta desse alimento. Por exemplo, em Kyoto, você pode comer um restaurante que existe há 400 anos – Okutan. Nele é feito o tofu com todo o cuidado, o que lhe traz um sabor especial.

A soja que faz o tofu é plantada e colhida sem a utilização de qualquer veneno ou algo do tipo para que ele possa ser o mais natural possível. Além disso, ela é colhida o mais tarde possível para que possa ter uma característica especial.

É possível encontrar no Japão muitos outros lugares como esse que tratam o tofu como um ingrediente supremo e com muito respeito. Por conta disso, cada vez mais essa data do Dia do Tofu tem se tornando tanto mais importante para conhecer a culinária japonesa, como também sobre sua cultura.


Leia também:


A história do Tofu

Até hoje não é possível delimitar com toda certeza quando o tofu foi inventado. O que se sabe, como dito anteriormente, que ele veio da China e passou a ser feito em mosteiros no Japão. Provavelmente, isso aconteceu há mais de 1000 anos.

Sendo assim, também pouco se sabe como ele era feito anteriormente, por mais que existam algumas especulações, a maioria delas não contém fontes confiáveis. Muitas vezes se constroem até mesmo lendas para dizer qual a verdadeira origem do tofu.

O dia do tofu: a comemoração de um alimento extremamente saudável

Além de sua presença na culinária japonesa, o tofu também é importante por ser muito versátil e extremamente saudável.

Como se sabe, ele é rico em proteínas e baixo em calorias e sódio. Sempre que alguém precisa melhorar os índices de saúde, ele é altamente recomendado pelos médicos.

Assim, não deixe você também de tornar esse alimento uma constante em sua alimentação. Você pode prepará-lo de diversas maneiras.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link