Gen pés descalços: um dos mangás importantes para conhecer a história do Japão

Gen pés descalços é um dos mangás mais importantes para você conhecer sobre a história do Japão.

Apesar dele ser focado na bomba de Hiroshima e os efeitos depois do ataque, também trás uma série de informações sobre a história do Japão no geral.

Assim, conheça aqui um pouco mais sobre esse mangá e saiba de toda a sua importância.

A história do desenvolvimento de Gen pés descalços

Gen pés descalços foi escrito e desenhado por Keiji Nakazawa, sobrevivente da bomba. Atualmente ele é um dos mangás mais conhecidos no ocidente.

O plano de fundo da história é a cidade de Hiroshima depois da bomba atômica lançada pelos Estados Unidos da América durante o final da II Guerra Mundial. A bomba devastou a cidade e ainda trouxe muitos efeitos com o desenvolvimento de uma série de cânceres na população que sobreviveu.

O mangá foi lançado em 1970 e tornou-se muito importante por mostrar o cotidiano depois do lançamento da bomba na cidade de Hiroshima.

Portanto, trata-se de um plano de fundo de história muito triste, em que há muitas mortes e sofrimentos. Porém, o autor tenta mostrar como as crianças, mesmo diante de tanto sofrimento, ainda possuem esperanças e tentam encontrar algum tipo de conforto.

Dessa maneira, uma das questões que o mangá também trata é o que aconteceu com as crianças em Hiroshima que acabaram perdendo os seus pias. Muitas delas ficaram abandonadas e tinham de lutar por sua própria sobrevivência de alguma maneira.

Além disso, muitas outras acabaram perdendo parte de seus corpos, ou até mesmo desenvolvendo algum tipo de câncer nos anos seguintes.

Assim, hoje esse é um mangá que ficou para as gerações futuras, para que elas conheçam a história da bomba de Hiroshima e para que uma situação igual a essa não ocorra novamente.


Leia também:


O enredo de Gen pés descalços

Como dito anteriormente, o pano de fundo da história é a bomba de Hiroshima. A história se tem início no dia em que a bomba cairia na cidade e acompanha a trajetória da família Nakaoka.

A história ainda pode ser entendida como uma biografia do autor, já que ele tinha somente 6 anos quando a bomba caiu na cidade. Naquele dia 6 de agosto de 1945, ele perdeu seu pai, a irmã mais velha e o irmão caçula.

Assim, em Gen pés descalços, é narrada toda a história a partir do olhar de uma criança desde o dia da bomba, passando pelo final da guerra até a reconstrução da cidade.

Por meio do que nos mostra o autor, é possível entender um pouco mais sobre o sofrimento que todas aquelas pessoas tiveram de passar.

O mangá no Brasil

No Brasil, o mangá foi lançado pela editora Conrad. Você já pode comprar os 10 volumes do mangá nas livrarias e aproveitar a leitura!

Como a coleção foi lançada duas vezes, é possível comprar a preços mais em conta em loja de livros usados.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link