Ilustrações raras do início da carreira de Osamu Tezuka, o pai do mangá

Conheça uma série de ilustrações raras e antigas do mangaka Osamu Tezuka (1928-89), o pai do mangá moderno. As ilustrações apresentam cenas cômicas e um anúncio publicitário para o artista de rakugo Katsura Harudanji II (1894-1953).

A série de ilustrações foi feita em 1945, quando Tezuka tinha apenas 17 anos de idade.

Tais ilustrações vieram a luz depois que Katsura Harudanji III, filho de Harudanji II, faleceu em janeiro de 2016 e seus pertences passaram a ser avaliados.

Katsura Harudanji II

Segundo um anúncio feito por parentes, Harudanji II procurava um artista para criar um pôster para ele e foi apresentado a Tezuka por um amigo.

Tezuka alegou que foi a primeira vez que recebeu pagamento por um trabalho, indicando que essas ilustrações podem muito bem ser as primeiras ilustrações de Tezuka como artista profissional, muito antes de obras que o consagraram como “Astro Boy” e “A princesa e o cavaleiro”. A estreia de Osamu Tezuka ocorreu em 1946, com a publicação das tirinhas “O diário de Ma-chan” no jornal Shokokumin Shinbun.

Embora a descoberta do material date de 2016, a notícia não parece ter sido muito veiculada na mídia do Brasil, o que é uma pena, pois o artista, como pai do mangá moderno, é importantíssimo para a história desta indústria e cada nova obra descoberta devia ser largamente divulgada pelas mídias afins. Deixamos aqui a contribuição do Coisas do Japão.


Leia também


Mas o que é Rakugo?

Rakugo é uma forma de entretenimento japonês baseada em monólogos, geralmente humorísticos, cujas origens datam do século XVII. Originalmente era conhecido como karukuchi, adquirindo a atual denominação a partir do Período Meiji (1867-1912).

O artista de Rakugo (Rakugoka) apresenta-se sempre só, sentado em um tatame e munido apenas de um leque de papel, que fará as vezes de todos os objetos da cena, como uma espada, por exemplo. Em geral as histórias contadas envolvem longos diálogos entre dois ou mais personagens, sendo que a alternância das falas é percebida apenas em função da entonação do ator, ou de um leve movimento com a cabeça. Lembra um pouco um artista de stand up moderno.

Fontes: Spoon&Tamago, Wikipedia I e II

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link