Conheça o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil é um dos locais em que qualquer um pode conhecer mais sobre a chegada dos japoneses no país.

Assim, é um local aberto tanto para os pesquisadores, como também para familiares que buscam a história de suas famílias como para qualquer outra pessoa.

Portanto, se você tem interesse, não deixe de ir até lá, seja para conhecer o espaço ou para procurar um documento em especial. Mas, caso não possa ir até lá, pois o Museu está localizado na cidade de São Paulo, é possível ter acesso a uma parte de seu acervo pelo seu site.

Veja aqui mais informações e conheça um pouco mais sobre esse espaço.

Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Como se sabe, os japoneses chegaram ao Brasil com incentivos do governo dos dois países para a imigração. O destino foram as fazendas do estado do Paraná e do estado de São Paulo.

Entretanto, apesar de muitos japoneses terem acreditado que chegariam no país e conseguiriam enriquecer com facilidade, se depararam com outra realidade. Além de terem dificuldades com o idioma e com a culinária, não conseguiam se adaptar aos costumes daqui. Também tinham de enfrentar uma dura realidade de exploração nas fazendas.

Por conta disso, muitos acabavam fugindo das fazendas e buscando um outro destino. Outros tantos outros acabavam morrendo antes mesmo de chegarem ao Brasil durante a viagem de navio que durava quase 3 meses.

Todas essas histórias podem ser vistas no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Em uma série de documentos e fotos, além de outros itens históricos, como as roupas e utensílios domésticos, quem visitar o espaço conseguirá ter uma boa visão de como era a vida dos japoneses.

O acervo total do museu possui quase 100.000 itens. Entre eles é possível entrar quadros de pintura, utensílios domésticos, filmes, documentos variados, entre outros itens.


Leia também


Onde está localizado o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

O museu está localizado no bairro da liberdade, na cidade de São Paulo-SP. Para chegar até lá, é possível ir de metrô e aproveitar para fazer um passeio pela região que conta com várias lojas especializadas em produtos orientais.

A localização do museu é Rua São Joaquim, 381. Este é o prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social. O museu está nos andares sétimo, oitavo e nono.

No último andar do museu está uma biblioteca e um acervo que é direcionado para as pessoas que realizam pesquisa. Assim, os pesquisadores podem ter acesso a documentos raros que não estão expostos.

Outro lugar que você também pode visitar é a lojinha do museu e também ajudar a manutenção do espaço comprando alguma lembrança do local, além de poder comprar algum outro item sobre a imigração que só pode ser encontrado por lá.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link