Curiosidades sobre o Wasabi que talvez você não conheça

As curiosidades sobre o wasabi são das mais variadas possíveis e dependem muito do conhecimento de cada um sobre a comida japonesa.

Normalmente, ele é saboreado junto com o sushi ou sashimi e seu sabor revela-se principalmente na cavidade nasal dando um certo calor por alguns segundos. Ele não pode ser simplesmente comparado a uma pimenta por ter uma característica de ardência, mas sem ser picante.

Agora, conheça algumas das curiosidades sobre o wasabi que vão desde o seu plantio até o final de sua fabricação.

Curiosidades sobre o wasabi: uma planta nada fácil de ser cultivada

O local mais indicado para se cultivar o wasabi, é nos vales e rios das mantanhas japonesas. Pois ali as temperaturas são mais amenas, além de ter a umidade necessária.

Em Shizuoka, é possível ver inúmeras fazendas especializadas somente em wasabi. A raiz e o caule dele ficam parcialmente imersos na água e ao mesmo tempo não recebe luz direta do sol.

Curiosidades sobre o wasabi: o que você compra na loja dificilmente será um wasabi de verdade

Quando compramos no supermercado, o wasabi costuma a ser uma pasta. Mas por conta da dificuldade em se ter o produto, a maioria das pastas, e até mesmo quando ele está em pó, não possuem quase nada do ingrediente.

Assim, as empresas costumam a fazer uma mistura de especiarias, junto com corante alimentar para se chegar a um sabor próximo. Assim, sempre que for comprar um wasabi, olhe nos ingredientes. Caso queira um que seja mais próximo do real, o primeiro ingrediente do produto precisa ser wasabi.

Entretanto, muito provável que você sobre encontre esse tipo de wasabi em lojas especializadas e os valores serão um pouco mais altos do que você está acostumado a pagar.


Leia também:


Curiosidades sobre o wasabi: uma raiz que é da família do repolho

O wasabi é um integrante da família Brassicaceae, onde também podemos encontrar repolho e mostarda.

Um wasabi cresce debaixo d’água e se assemelha a uma raiz, e o que realmente interessa é o seu caule.

Curiosidades sobre o wasabi: o original tende a perder o sabor rapidamente.

O modo tradicional de fazer a pasta de wasabi é raspá-la em um ralador que é feito com a pele do tubarão. Além disso, ele deve ser ralado somente quando se vai utilizar, pois tende a perder o sabor em somente 15 minutos.

Por conta disso, os profissionais que utilizam essa especiaria fresca nunca o raspam antes, mas somente poucos instantes antes de servir um prato.

Portanto, se o seu wasabi demora para perder o sabor, isso já é um sinal que ele não é completamente original.

Curiosidades sobre o wasabi: salgadinhos e outras formas que os japoneses o consomem

No Japão é possível encontrar muitos alimentos que possuem o tempero de wasabi.

O mais famoso são as ervilhas com wasabi, que você pode até mesmo encontrar no Brasil em lojas especializadas em produtos japoneses. Entretanto, no Japão é possível encontrar uma variedade imensa de salgadinhos, como até mesmo batatas chips com esse tempero.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link