Hakama: a tradicional vestimenta japonesa que já foi usada pelos samurais

Hakama é uma das vestimentas mais tradicionais do Japão. Ela parece com uma calça larga e foi tradicionalmente utilizada por samurais.

Entretanto, seu uso acabou tornando-se mais popular. Mas hoje em dia, por ser uma vestimenta tradicional, é usada somente em ocasiões formais, como em cerimônias, e também em determinadas práticas de artes marciais.

Assim, conheça neste artigo mais algumas curiosidades sobre o hakama e a sua importância para a cultura japonesa.

A história do Hakama

Essas calças hakama foram utilizadas pela corte chinesa durante as Dinastias Si e Tang. Esse estilo foi adotado pelos japoneses a partir do século VI.

Normalmente, essas calças vão da cintura e chegam até os tornozelos. Além disso, são usados sobre um quimono chamado hakamashita.

O Hakama também fazia parte de um conjunto de roupa que era o kamishimo. Ele era usado por samurais e cortesãos durante o período Edo.

Ainda no caso dos samurais, eles também chegaram a utilizar hakamas que tinham pequenas placas de armadura para qeu também pudessem lhes dar maior proteção durante uma batalha. Essas ficaram conhecidas como yoroi hakama

Os tipos de hakama

Existem dois tipos dessas calças, uma é a umanori e outra a andon bakama. O primeiro tipo é mais semelhante à calça e tem as pernas divididas. Já a andon bakama não era dividida.

A umanori é melhor para ser utilizada, por exemplo, para montar em um cavalo.

A partir desses dois tipos, existem uma série de outras possibilidades para essa vestimenta que variam tanto no tipo de material que é utilizado e também se é para homem ou mulher.

Além dessas variações, também podem ser masculinos ou femininos. Eles também podem ser usados com quase qualquer tipo de quimono, menos com o yukata, que é uma vestimenta usada para o verão e para ir a festivais por ser mais leve.

O modo de dobrar

Uma questão importante para quem tem um hakama, é a maneira como ele é dobrado.

Para que ele tenha uma longa durabilidade, é fundamental que seja muito bem armazenado. E isso só é possível se for bem dobrado.

Assim, essa roupa também é muito conhecida pela dificuldade em se dobrar e também por ser praticamente um ritual japonês fazer as dobras corretas.


Leia também


Hakama nas artes marciais e na religião

Esta vestimenta pode ser encontrada em algumas artes marciais, como o kendo, taidô, aikido, jodô, entre outros.

Até mesmo lutadores de sumô podem utilizar essa roupa. Porém, isso não acontecem quando vão para a luta, mas sim quando devem fazer alguma aparição formal. Nestas ocasiões, esses lutadores são obrigados a vestir roupas tradicionais.

Outro contexto importante em que a vestimenta deve ser utilizada, é no shintoísmo. Neste caso, os kannushi, que são considerados os responsáveis por um santuário xintoísta, devem usar a roupa em qualquer dos seus trabalhos cotidianos.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link